Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
‘Acho até que maconha faz menos mal do que álcool’, diz Pacheco sobre descriminalização da maconha

‘Acho até que maconha faz menos mal do que álcool’, diz Pacheco sobre descriminalização da maconha

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 13 de julho de 2024

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a maconha deve fazer menos mal que o álcool ao comentar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte de maconha.

A declaração de Pacheco ocorreu, nesta sexta-feira (12/07) durante o 19° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

“Para muito além da discussão sobre se a maconha faz mal ou maconha não faz mal [para a saúde], acho até que a maconha faz menos mal do que álcool, [pois] tem desestruturado muita gente na sociedade, famílias, e é uma droga lícita, né?”, disse ele.

Vídeo:


Leia mais

Descriminalização da maconha: Como o Brasil se insere em um mapa global de políticas de drogas?

CNJ prepara pente-fino em processos após a descriminalização do porte de maconha pelo STF


Pacheco também criticou a decisão de descriminalizar a droga para uso pessoal. “Quem disciplina se uma droga é lícita ou não, não é o Supremo Tribunal Federal [e] nem o Poder Legislativo, é a administração pública, que tem um rol de substâncias ilícitas e entorpecentes. A lei federal, ao disciplinar os crimes inerentes do porte disso, remete a essa regulamentação. Então a discussão sobre a legalização de maconha, caso se queira ter no Brasil, o caminho não é uma decisão judicial”, finalizou.

Em junho deste ano, por 6 votos a 3, o STF decidiu a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantia de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.