Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Após 15 dias, governo indiano decide um novo plano para resgatar operários em túnel

Após 15 dias, governo indiano decide um novo plano para resgatar operários em túnel

Jornalismo
Por Jornalismo | 27 de novembro de 2023

Na tentativa de conseguir retirar os trabalhadores presos no túnel, no estado de Uttarakhand, há duas semanas, autoridades indianas começaram a abrir uma passagem vertical neste domingo (26/11), despois da equipe de resgate ter aberto uma na horizontal e não obter êxito e encontrar muitos obstáculos.

Os trabalhadores aguardam dentro do túnel, em contato com a equipe de resgate, eles têm luz, recebem oxigênio, comida, água e remédios por meio de um cano. Na última terça-feira (21/11) foram divulgadas as primeiras imagens dos operários dentro do túnel com uma câmera endoscópica.


Leia mais:

VÍDEO: Trabalhadores presos em túnel da Índia aparecem pela primeira vez

Cumprindo acordo, Israel liberta 39 palestinos


 

O governo indiano também providenciou uma máquina de perfuração que quebrou após atingir uma área metálica, segundo o jornal britânico The Guardian.

Pelas dificuldades, a equipe do resgate optou realizar o resgate de forma mais arriscada, com uma passagem na vertical, devido a passagem mais comum, a horizontal, apresentar vários obstáculos.

O ministro chefe indiano Pushkar Singh Dhami, disse nesta segunda-feira (27/11) que existe uma corpo  de agências centrais, exército e vários órgãos estaduais trabalhando  no túnel de Silkyara.

“É nossa principal prioridade retirar todos os irmãos trabalhistas com segurança”, falou.

Segundo um especialista da Austrália que está acompanhando o resgate, Arnold Dix disse ao The Guardian que, para acontecer de forma segura, esse resgate pela vertical pode demorar até um mês. Há riscos de desabamento e rachaduras.

*com informações Metrópoles