Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Gramado decreta estado de calamidade após fortes chuvas e rachaduras nas ruas

Gramado decreta estado de calamidade após fortes chuvas e rachaduras nas ruas

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 24 de novembro de 2023

A prefeitura de Gramado (RS) decretou estado de calamidade pública devido as fortes chuvas que atingem a região desde a semana passada. A medida foi anunciada na quinta-feira (23/11), após rachaduras surgiram em diferentes áreas da cidade.

De acordo com o prefeito Nestor Tissot (Progressistas), a cidade foi gravemente afetada pelos eventos climáticos que iniciaram no dia 17 de novembro. O decreto está no Diário Oficial do Município.

Técnicos da prefeitura estudam as movimentações do solo. Nesta sexta-feira (24/11), foram identificados três grandes movimentos de rachaduras que não estão interligadas. Elas teriam se formado em momentos diferentes durante a semana.

Duas pessoas morreram em decorrência do incidente. Mais de 20 imóveis são monitorados devido ao risco de desabamento. Muitas casas estão interditadas e cerca de 200 pessoas foram deslocadas. Todas as residências do bairro Três Pinheiros foram evacuadas e outras localidades também precisaram ser.


Leia mais:

VÍDEOS: Gramado registra rachaduras em solo e famílias precisaram ser evacuadas do local

VÍEDO: Chuvas no RS e em SC se agravam: Águas invadem ruas de Porto Alegre


Na madrugada de quinta-feira (23/11), o edifício Ana Carolina, localizado no alto do Bairro Planalto, em Gramado (RS), desabou. Ele é um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha. O prédio já havia sido desocupado por causa do risco de desabamento.

Ainda de acordo com a prefeitura, até o momento, apenas a região central do município não sofreu com os reflexos das fortes chuvas.