
VÍDEOS: Bailarina amazonense brilha ao representar povo Yanomami através de dança na Sapucaí, no RJ

Cleia Santos, bailarina do Corpo de Dança do Amazonas, participou do desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, no domingo (11/02), e arrancou elogios pela apresentação do enredo ‘Hututakara’ – que significa a parte do céu do qual nasceu a Terra – e levantou a bandeira em prol da defesa do povo Yanomami.
Veja mais:
VÍDEO: Paolla Oliveira rouba a cena ao se transformar em desfile: “Sou mulher-onça”
A comissão de frente da Escola representou no primeiro ato a invasão dos garimpeiros nas terras Yanomami e a luta dos povos originários para manter a floresta em pé. Todos os bailarinos envolvidos no ato encenaram uma comovente enceração, demonstrando a dor e sofrimento vivido pelos indígenas da época.
A apresentação contou com a presença da bailarina do início ao fim, com ela subindo em um globo e exclamando um grito de resistência pelos Yanomami e pela Amazônia.
Quem é Cleia Santos?
Formada em dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ela é natural de Manaus e faz parte do Corpo de Dança do Estado e da Companhia de Danças Urbana Gandhicats.
Além de brilhar na Sapucaí, Cleia coleciona outras apresentações, como no Festival de Dança de Joinville–SC, no Festival de Parintins pelo boi Garantido e na comissão de frente da Mocidade Independente de Aparecida.
Veja os vídeos: