Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Parlamentares do AM apresentam defesa contra tentativa de Bolsonaro para reverter decisão do STF

Parlamentares do AM apresentam defesa contra tentativa de Bolsonaro para reverter decisão do STF

Jornalismo
Por Jornalismo | 14 de junho de 2022

A bancada do Amazonas apresentou nesta terça-feira (14) um documento para o Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar alegações da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicita a revogação da medida cautelar concedida em favor do Estado através do ministro Alexandre de Moraes.


Leia mais:

PGR pede extinção da pena do deputado Daniel Silveira

DPE-AM recebe relatório final da CPI da Amazonas Energia


A medida suspendeu na íntegra os efeitos do decreto 11.052 e parcialmente outras duas decisões de Bolsonaro que alteraram e, em alguns casos, zeraram a alíquota dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na decisão de Moraes contestada pela AGU, o ministro reconheceu a diferenciação tributária do modelo ZFM garantida na Constituição e estabeleceu uma exceção em relação à redução das alíquotas dos produtos das indústrias da ZFM que possuem o Processo Produtivo Básico (PPB).

A Bancada do Amazonas contesta a lei já exige que cada PPB registre o código de NCM correspondente, informação constante em qualquer Nota Fiscal Eletrônica, o que não apresentaria empecilho algum para identificar e fazer valer a excepcionalidade dos produtos da ZFM.