Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Beterraba no pré-treino? Entenda efeito do pó, do suplemento e do alimento in natura para quem faz atividade física

Beterraba no pré-treino? Entenda efeito do pó, do suplemento e do alimento in natura para quem faz atividade física

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 23 de março de 2025

Apesar de sua cor vibrante e de seus diversos benefícios para a saúde, a beterraba está longe de ser unanimidade. Muitas vezes utilizada em saladas, o gosto do tubérculo é bastante associado à terra por quem não é fã do alimento.

Mas, entre os praticantes de exercícios físicos, a beterraba tem se popularizado não como parte da dieta e sim como opção de pré-treino. É o caso do tenista João Fonseca, que toma dois copos do suco em um dia normal de treinamento.

O que é pré-treino?

Substâncias, bebidas e fórmulas de pré-treino são produtos desenvolvidos para potencializar o desempenho físico e mental durante os exercícios. Geralmente, contêm ingredientes como cafeína, aminoácidos e vitaminas que ajudam a aumentar a energia, a concentração e a resistência, além de reduzir a fadiga muscular.

De acordo com os nutricionistas, entre os principais benefícios da ingestão da beterraba antes de treinar estão:

  • Aumento da resistência
  • Melhora da força e potência muscular
  • Aceleração da recuperação muscular

Além disso, a beterraba auxilia na regulação da pressão arterial, o que é uma vantagem tanto para atletas como para pessoas com predisposição à hipertensão, por exemplo.

Na reportagem abaixo você conhece um pouco mais dos benefícios da beterraba para o organismo e entende para quais tipos de exercício esse pré-treino é mais indicado.

Benefícios da beterraba

O grande segredo para os efeitos positivos que a beterraba traz para o organismo, inclusive como pré-treino, é ser rica em nitratos.

No corpo, o nitrato é transformado em óxido nítrico, que melhora o fluxo sanguíneo e a vasodilatação.

“O óxido nítrico otimiza a entrega de oxigênio aos músculos e reduz o consumo de oxigênio, aumentando a resistência e a economia de energia”, explica Gustavo Pimentel, nutricionista da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE).

Justamente por facilitar a ida de oxigênio para os músculos e melhorar a circulação sanguínea, alguns estudos já comprovam o efeito positivo do consumo de beterraba antes da prática de exercícios.

Uma meta-análise realizada por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mostrou resultados positivos na resistência e força muscular. Foram analisados quase 30 estudos que observaram os efeitos da suplementação à base de beterraba.

Luciana Haddad, médica e livre-docente na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), explica que, quanto maior a eficiência de oxigênio para o músculo, menor a necessidade de oferta de sangue e de esforço do corpo.

Com isso, os especialistas destacam que as três principais vantagens da beterraba para quem se exercita é são:

  • Aumento da resistência – com a vasodilatação, há uma melhora o fluxo sanguíneo e redução da fadiga.
  • Melhora da força e potência muscular – pode otimizar a contração muscular e a eficiência do uso de oxigênio pelos músculos.
  • Aceleração da recuperação muscular – por ser rica em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, ajuda a reduzir o estresse oxidativo pós-treino.

Por seu efeito vasodilatador, o vegetal ainda atua como um regulador da pressão arterial.

“É importante lembrar que o efeito (como regulador da pressão) é discreto. Então para quem já é hipertenso, por exemplo, o consumo não pode substituir a medicação. Mas pode sim servir como um complemento e ajudar em quadros de pré-hipertensão”, detalha Luciana Haddad, que também é fundadora do canal FalaLu!