
Bolsonaro agradece carta de Trump e diz ser alvo de tentativa de exclusão política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta quinta-feira (17/7) um vídeo em que agradece o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e faz duras críticas ao sistema judiciário brasileiro.
A manifestação veio após Trump divulgar uma carta em defesa de Bolsonaro, alegando que o ex-mandatário é vítima de perseguição política e de um “sistema injusto”.
“Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança da direita na América do Sul. Entendo que eleições sem oposição, isso sim é golpe”, disse Bolsonaro no vídeo, em referência ao processo que enfrenta no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Na gravação, Bolsonaro agradece a solidariedade de Trump. “Conte com a minha eterna gratidão”, afirmou o ex-presidente, elogiando a “preocupação” do norte-americano com a liberdade de expressão no Brasil e com o andamento de seu processo judicial.
Veja:
– Jair Bolsonaro responde à carta de @realDonaldTrump . pic.twitter.com/Pj91AAxcHa
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 18, 2025
Saiba mais:
- Bolsonaro recebe carta de Donald Trump: “Estarei observando de perto”
- Lula faz pronunciamento e manda recado a Trump: “Interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional“
Na carta, Trump afirma que Bolsonaro é alvo de ataques e que o julgamento contra ele “precisa parar imediatamente”.

O presidente dos EUA ainda declarou estar “muito preocupado” com a repressão à liberdade de expressão “tanto no Brasil como nos Estados Unidos”, apontando críticas ao governo Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.