
Não jogue a borra do café após o uso! Conheça 3 maneiras de reaproveitá-las em casa

Após o uso, a borra de café, geralmente, vai direto para o lixo. Porém, poucos sabem que esse resíduo pode ser um aliado para inúmeros cuidados domésticos, como lustração de móveis, limpeza de plantas e até, eliminação de odores.
Veja dicas de reutilização do café dadas pela personal organizer Glaucia Zanicotti ao Metrópoles:
Arranhões em madeira: faça uma pasta com a borra e aplique com um pano sobre o móvel. Deixe agir por 10 minutos e retire o excesso. Você verá que as marcas nos móveis amadeirados serão reduzidas.

Neutraliza odores: coloque a borra de café para secar no sol e coloque em potinhos ou em meias velhas como sachês, coloque em armários e outros espaços da casa — o cheiro de café fica suave e agradável, combatendo odores de mofo e outros.

Remover sujeira: a textura da borra ajuda a remover sujeiras difíceis de formas e panelas. Use com água e cuidado para não riscar, com auxílio de uma bucha.
Leia também:
Bolo de chocolate: Receita tradicional para o lanche da tarde
Água de coco: veja os benefícios de consumir a bebida na dieta
Produção de café no Brasil
O Brasil é, historicamente e atualmente, o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por cerca de um terço da produção mundial. A produção brasileira é estimada em 3,2 milhões de toneladas em 2025, o que equivale a 53,8 milhões de sacas de 60kg.