Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cemitérios de Manaus recebem reforço na estrutura para homenagens pelo Dia das Mães

Cemitérios de Manaus recebem reforço na estrutura para homenagens pelo Dia das Mães

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 11 de maio de 2025

Neste domingo (11/5), data em que se celebra o Dia das Mães, os cemitérios de Manaus receberam visitação, que é considerada a segunda de maior anual, atrás apenas do Dia de Finados. Os cemitérios foram preparados com programação especial nos dez espaços públicos da cidade.

A iniciativa, com apoio de diversos órgãos, visa garantir acolhimento, segurança e conforto às famílias que prestarão homenagens às mães já falecidas.

As ações abrangem tanto a área urbana quanto a zona rural, com serviços de limpeza, manutenção, atendimento médico, segurança, celebrações religiosas e ordenamento do trânsito.

Programação religiosa

No cemitério Nossa Senhora Aparecida, o maior da capital, localizado na avenida do Turismo, zona Oeste, duas missas católicas foram programadas para às 8h e às 16h, celebradas pelo pároco do bairro Alvorada. Grupos evangélicos também marcarão presença com orações, distribuição de panfletos e água.

Outros cemitérios da capital também contarão com programações religiosas. No São João Batista, as missas foram às 8h e às 9h30. No Santa Helena (São Raimundo), missas às 8h e 16h. Já o São Francisco (Morro da Liberdade) cinco missas ao longo do dia: 6h, 7h, 9h, 11h e 17h. No Santo Alberto (Colônia Antônio Aleixo), uma missa foi celebrada às 9h. O cemitério Piedade (Novo Israel) houve culto evangélico às 8h e missa católica às 9h.

Na zona rural, os cemitérios Santa Joana (Puraquequara), São José (Jatuarana), Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição (Lajes) passaram por serviços de limpeza, pintura, iluminação e apoio logístico. As unidades contam com equipes fixas, coveiros treinados e até transporte fluvial para urnas funerárias, garantindo respeito e dignidade às famílias.


Leia também:

Colisão entre navio do Peru e plataforma de petróleo deixa mortos no rio Amazonas

Passageiro é preso com 17 kg de drogas em embarcação no Amazonas


Estrutura e ordenamento

Para atender à população, a estrutura foi montada com tendas, cadeiras, banheiros químicos, pontos de apoio com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e servidores da Semulsp. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) fora selecionados para atuação em pontos estratégicos entre 6h e 17h para organizar o trânsito nas proximidades dos cemitérios, orientando motoristas e pedestres.