Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cuiabá aprova projeto que proíbe contratação de artistas que fazem apologia ao crime

Cuiabá aprova projeto que proíbe contratação de artistas que fazem apologia ao crime

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 28 de fevereiro de 2025

Na última quinta-feira (27/2), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em primeira votação, um projeto de lei que proíbe a contratação de artistas que façam apologia ao crime ou ao uso de drogas para apresentações destinadas ao público infanto-juvenil. A proposta, de autoria do vereador Rafael Beal Ranalli (PL), recebeu 20 votos favoráveis.

Para que a lei entre em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado em uma segunda votação, onde podem ser feitas alterações ou emendas. A proposta tem semelhanças com iniciativas similares em várias cidades brasileiras, incluindo São Paulo, onde a medida ficou conhecida como “Lei Anti-Oruam”, em referência ao rapper Oruam, acusado de fazer apologia ao crime e ligado a um histórico familiar de tráfico de drogas.


Leia mais:

Vereadores que ‘lacram nas redes sociais’ viram tema de indiretas na CMM

“Michelle Bolsonaro é a pessoa mais fútil que eu conheço”, dispara Joice Hasselmann


A legislação proposta em Cuiabá estabelece que contratos de shows e eventos contratados pela administração pública devem incluir uma cláusula proibindo qualquer tipo de apologia ao crime ou ao uso de drogas. Caso a cláusula seja descumprida, o contrato será rescindido e o responsável poderá ser multado.

Na justificativa, o vereador Rafael Ranalli explicou que o objetivo da proposta é garantir que os eventos sejam promovidos de forma responsável, com especial atenção à proteção das crianças e adolescentes.