
Dia mundial do Meio Ambiente: poder público promove ações voltadas a preservação ambiental e incentivo à sustentabilidade

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5/6), o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus anunciaram um conjunto de ações voltadas à preservação ambiental, combate ao desmatamento e incentivo à sustentabilidade.
Durante a abertura da Semana Integrada pelo Meio Ambiente – Eco Amazônia, que acontece até sábado (7/6), o governador Wilson Lima lançou medidas que incluem:
- Assinatura de projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal);
- Entrega de equipamentos de proteção a seringueiros;
- Contratação de 153 brigadistas temporários para o combate ao fogo em nove municípios do sul do estado;
- Início da elaboração do primeiro Plano de Bacia Hidrográfica do Amazonas, voltado ao Tarumã-Açu;
- Publicação de dois decretos que criam incentivos fiscais para municípios com boas práticas ambientais, incluindo o ICMS Ecológico.
“Preservar o meio ambiente é um compromisso com o nosso povo. Estamos colocando ações em prática que têm impacto direto e estratégico para o futuro do Amazonas”, afirmou Wilson Lima.
Os primeiros projetos de REDD+ serão implementados nos Parques Estaduais do Sucunduri (Apuí) e do Matupiri (Borba e Manicoré), em parceria com as empresas Future Climate e Permian Brasil. As ações serão realizadas com envolvimento direto das comunidades locais e conselhos gestores.
A iniciativa faz parte do programa Floresta em Pé, financiado por meio de cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha, e executado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Também foi firmado um convênio entre o governo estadual, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a FAS para a elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu, aguardado há mais de 20 anos.
Outro destaque foi a criação do ICMS Ecológico, que vincula até 5% dos repasses do imposto aos municípios ao desempenho ambiental. Um bônus ambiental também foi estabelecido para transferências voluntárias do Estado, com base na nova Lei nº 7.301/2025.
Leia mais:
Em Itacoatiara, Governo do Amazonas entrega R$ 387,7 mil a agricultores e pescadores artesanais
Habitação e saneamento avançam com maior programa social do Amazonas
Prefeitura distribui 15 mil mudas em ação ambiental
A Prefeitura de Manaus também participou das celebrações promovendo a distribuição de mudas em mais de 40 escolas e pontos estratégicos da cidade. A ação, liderada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmasclima) e Educação (Semed), superou a meta inicial de 10 mil mudas já nas primeiras horas do dia.
“A meta era histórica e já foi superada pela manhã. Queremos dobrar esse número até o fim do dia”, comemorou o secretário Fransuá Matos, titular da Semmasclima.
As mudas – frutíferas, ornamentais e medicinais – foram entregues em escolas, parques e nas sedes das secretarias. Só na Escola Municipal Arthur Cezar Ferreira Reis, no bairro Parque 10 de Novembro, 480 mudas foram distribuídas a alunos e familiares.

O secretário também reforçou o compromisso da prefeitura em plantar 15 mil árvores até o final do ano – meta que, segundo ele, já está próxima de ser atingida. “Já passamos de 12 mil árvores plantadas. A meta é ousada, mas será superada”, afirmou.
Matos também fez um apelo à população para que denunciem atos de vandalismo ambiental, como a destruição de mudas recém-plantadas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site slim.manaus.am.gov.br, com envio de fotos ou vídeos.
“A educação ambiental começa na escola e se espalha pela comunidade. Essas ações são fundamentais para transformar Manaus em uma cidade mais verde”, destacou a diretora da escola Arthur Reis, Fabíola Monteiro.