Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Dono de sítio é preso por manter casal e bebê como escravos no Amazonas

Dono de sítio é preso por manter casal e bebê como escravos no Amazonas

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 16 de abril de 2025

O dono de um sítio, identificado como Matheus Santos da Silva, de 37 anos, foi preso suspeito de manter um casal, de 17 e 18 anos, como escravos, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas. As vítimas estavam no local com a filha, um bebê de 11 meses.

Veja o vídeo:

Delegado alerta para escravidão no Amazonas

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Paulo Mavignier, disse que é importante que o crime seja denunciado quando acontecer, para que seja devidamente apurado e as vítimas sejam retiradas do contexto.

Veja o vídeo:

“Quem tiver conhecimento de pessoas nessa situação, que é uma situação extremamente desumana, que denuncie pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), para que a Polícia Civil possa apurar”, disse o delegado.


Leia mais

Brasileira é presa nos EUA por crimes sexuais contra menor

“Fazia montagens com pênis na boca da criança”, diz delegado sobre homem preso por apologia ao nazismo em Manaus


Investigações

De acordo com o delegado John Castilho, da DIP de Manacapuru, as investigações apontaram que o casal foi levado ao sítio do autor para trabalhar e receber uma diária de aproximadamente 50 reais. O homem ajudaria com o trabalho braçal do sítio e a adolescente trabalharia com os afazeres domésticos.

“Ao chegar lá eles iniciaram os trabalhos e, após alguns dias, o autor não pagou o salário que lhes foi prometido. Quando as vítimas foram indagá-lo, ele começou a inventar dívidas. Qualquer suposto erro que o casal cometia, ele inventava uma dívida para eles pagarem”, relatou o delegado.

Veja o vídeo:

Segundo o delegado, certa vez o jovem arranhou a motocicleta do autor e ele somou uma dívida de 3 mil reais. A adolescente quebrou um copo e ele somou uma dívida de 100 reais.

“A dívida se tornou impagável e o autor afirmou que, enquanto eles não a quitassem, eles não poderiam sair do sítio. Na segunda-feira (14/04), a adolescente conseguiu falar com a sua mãe, que imediatamente foi à delegacia denunciar o caso”, contou o delegado.

Dono de sítio é preso por manter casal e bebê como escravos no Amazonas
Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o delegado, de imediato a equipe policial foi ao local, onde se deparou com uma situação completamente insalubre e encontrou o casal e a filha deles em situação de extrema vulnerabilidade.

“Nós resgatamos essa família, que já está sendo assistida pelo serviço psicossocial, e autuamos o autor em flagrante pela situação a qual ele expôs o casal e a filha deles”, finalizou o delegado.

Procedimentos

Matheus Santos da Silva foi autuado em flagrante por redução à condição análoga a de escravo e está à disposição da Justiça.