
Duas doses da Coronavac neutralizam variante Ômicron, aponta estudo

De acordo com os dados de pesquisas do Instituto Butantan obtidos pela CNN Brasil, as duas doses da vacina Coronavac contra Covid-19, neutralizam a variante Ômicron. A capacidade é igual ou superior à da vacina da Pfizer para a mesma linhagem.
Veja também:
Exigência de comprovante para comprar álcool aumenta vacinação em Quebec
Associação alerta para falta de testes de Covid-19 no Brasil
Segundo o instituto, a efetividade da vacina foi comparada em quatro estudos científicos. A primeira pesquisa reúne resultados do ensaio de neutralização da Coronavac para a variante Ômicron.
Os outros três trabalhos se referem a diferentes ensaios de neutralização da Pfizer contra a Ômicron.
O ensaio de neutralização da Ômicron pela Coronavac foi publicado na segunda-feira (10) no periódico científico Emerging Microbes & Infections.
O estudo foi conduzido por pesquisadores chineses da Universidade Fudan e da Universidade de Medicina Tracional Chinesa, em Xangai, da Universidade Jinan, em Guangdong, e da Universidade de Hong Kong.
Para a análise, os pesquisadores geraram partículas semelhantes ao vírus (pseudovírus) contendo a proteína Spike de sete cepas do novo coronavírus: as variantes de preocupação Ômicron, Alfa, Beta, Gama e Delta, além das variantes de interesse Lambda e Mu.
*Com informações de CNN Brasil