Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Disney revela que dublador clássico de Darth Vader foi substituído por voz artificial

Disney revela que dublador clássico de Darth Vader foi substituído por voz artificial

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 25 de setembro de 2022

A Disney revelou que o ator e dramaturgo James Earl Jones se despediu do seu trabalho mais reconhecido de atuação: Jones, que é uma lenda do cinema e da cultura norte-americanas, não é mais a voz do vilão Darth Vader na saga Star Wars.

O ator de timbre marcante – que tambem dublou o Mufasa na animação O Rei Leão (1994) – era a voz de Darth Vader desde o primeiro filme da franquia, lançado em 1977, e continuou dublando o vilão em filmes e seriados pelas décadas seguintes.

O ator James Earl Jones, lenda do cinema de Hollywood.

Leia mais:

VEJA NOVO TRAILER: Avatar será relançado nos cinemas em setembro

Após polêmicas, Johnny Depp retornará aos cinemas


O motivo para o afastamento é a idade avançada de Jones: Ele tem 91 anos e sua voz passou por mudanças. Ele cedeu permissão para que a Lucasfilm, produtora cinematográfica, e a Disney trabalhassem numa recriação digital da voz do personagem. A revista Vanity Fair revelou que a Lucasfilm trabalha com uma start-up ucraniana para recriar o trabalho do ator. A start-up Respeecher usa arquivos de gravações e inteligência artificial para criar novas falas.

A nova voz de Darth Vader, inclusive, já pode ser ouvida na minissérie “Obi-Wan Kenobi”, a mais recente produção da franquia lançada há alguns meses no streaming do Disney +. Jones prestou consultoria no trabalho de recriação digital.

Via UOL.