Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Por ordem de Moraes, postagens de Eduardo Bolsonaro serão incluídas em inquérito sobre tentativa de golpe

Por ordem de Moraes, postagens de Eduardo Bolsonaro serão incluídas em inquérito sobre tentativa de golpe

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 19 de julho de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (19/7) a inclusão de postagens em redes sociais e entrevistas do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Inquérito 4.995, que investiga uma suposta organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A decisão ocorre após o STF impor medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pai do parlamentar.

Segundo Moraes, Eduardo Bolsonaro intensificou condutas ilícitas após as medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, incluindo postagens ofensivas ao STF e ao próprio ministro.

Entre as publicações juntadas ao inquérito está uma imagem em que Moraes aparece com orelhas do Mickey Mouse, ironizando as sanções impostas pelos Estados Unidos.

“Talvez o Moraes não sabe se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai”, escreveu Eduardo Bolsonaro na legenda.

Eduardo Bolsonaro
O deputado Eduardo Bolsonaro (Foto: Metrópoles)

Saiba mais:


A postagem faz referência à decisão do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que anunciou, na sexta-feira (18/7), a revogação dos vistos de Alexandre de Moraes, de outros ministros do STF e de seus familiares. Segundo Rubio, a medida é resposta ao que classificou como uma “caça às bruxas política” promovida pelo ministro contra Jair Bolsonaro.

Rubio afirmou que a atuação de Moraes viola direitos básicos e extrapola os limites do Brasil, afetando os EUA. Por isso, invocou a Seção 212(a)(3)(C) da Lei de Imigração e Nacionalidade americana, que permite barrar estrangeiros cuja presença represente risco à política externa dos Estados Unidos.