
Embate entre ministro Alexandre de Moraes e X repercute na mídia internacional

Repercutiu na mídia internacional o embate do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil.
O caso aconteceu após a rede social ter sua suspensão determinada pelo ministro do STF após descumprimento de ordem judicial. Moraes havia dado 24h para a empresa do bilionário norte-americano Elon Musk nomear um representante no Brasil, o que não aconteceu. O tribunal usou a própria plataforma para publicar a intimação.
Musk reagiu à decisão com críticas a Moraes e sobrou até para o governo Lula (PT). Já a rede social informou que não iria cumprir as decisões judiciais — que, segundo eles, são inconstitucionais — e que estava disposta a proteger a liberdade de expressão do usuário brasileiro.
Leia mais:
STF julga recursos de redes sociais contra decisões de bloqueio de Moraes
Moraes desobriga bloqueio a VPN, mas mantém multa a quem acessar o X
Moraes deu 24 horas para a Anatel colocar a medida em vigor e impôs multa diária de R$ 50 mil a qualquer pessoa ou empresa que use qualquer subterfúgio como VPN s para acessar o X em território nacional durante o período de banimento da rede. Leia mais sobre a ordem de bloqueio do X aqui.
Confira:
‘The New York Times’, Estados Unidos
Segundo o jornal norte-americano, o X ficará fora do ar “em uma nação de 200 milhões” de habitantes, como “resultado de uma escalada na briga entre Elon Musk” e o ministro Alexandre de Moraes.