
“Bloco da Preta” será atração nas ruas do Rio de Janeiro em 2026 para homenagear Preta Gil

Após a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, que afeta o cólon e o reto, o ‘Bloco da Preta’, criado pela cantora, que se tornou um dos mais queridos do Carnaval, retornará às ruas em 2026 em homenagem à artista.
Após mais de um ano parado devido a descoberta do câncer, a última edição do evento foi em 2024.
‘Bloco da Preta’ em 2026
Segundo o Portal Leo Dias, a próxima edição deve ocorrer no pré-Carnaval do Rio de Janeiro, nos dias oficiais do feriado em Salvador e no pós-Carnaval em São Paulo.
Edição 2025 foi cancelada
Devido a retirada de tumores em dezembro de 2024, a edição 2025 do evento foi cancelada.
“Preta, vamos todos sentir sua falta nesse carnaval, mas não se avexe não: 2026 é logo ali e em breve vamos te dar aquele abraço!”, anunciou a Riotur sobre o cancelamento do evento.
Leia também:
ÚLTIMO ADEUS! Fãs de Preta Gil de despedem da cantora em cerimônia no Rio de Janeiro
Preta Gil deixou detalhes de como queria ser velada; saiba
Morte de Preta Gil
Preta Gil morreu em Nova York, onde fazia um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023.
Em agosto de 2024, a artista passou por um tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores. Mas em 2025, o câncer tomou outras partes do corpo.
A confirmação sobre a morte de Preta foi feita pelo pai da artista, Gilberto Gil, em nota nas redes sociais. Os detalhes sobre o repatriamento de Preta Gil e o velório do corpo não foram divulgados. A nota divulgada diz que as informações serão divulgadas em breve.
Quem foi Preta Gil
A cantora, compositora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, teve uma carreira multifacetada, atuando em diversas áreas do entretenimento e da comunicação.

Como cantora, Preta lançou seis álbuns e ficou conhecida por suas músicas animadas e seu bloco de carnaval, o ‘Bloco da Preta’. Como empresária, co-fundou a agência de marketing ‘Mynd’, uma das maiores do Brasil, que representa diversos influenciadores e artistas.
Como atriz e apresentadora, ela também atuou em novelas e séries, além de apresentar programas de televisão na Rede Globo.
*Com informações do Metrópoles e G1.