Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
João Fonseca vence chinês e avança em Cincinnati

João Fonseca vence chinês e avança em Cincinnati

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 07 de agosto de 2025

João Fonseca obteve uma vitória de virada, nesta quinta-feira (07/08), em sua estreia no Masters 1000 de Cincinnati, garantindo sua passagem para a segunda rodada do torneio. O brasileiro de 18 anos, 49º no ranking da ATP, venceu o chinês Bu Yunchaokete por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/5, em uma partida que durou 2h19min. No sábado (09/08), o brasileiro terá pela frente o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.

“Jogo difícil, em que o meu adversário sacava e devolvia bem. Não estava me sentindo muito bem no fundo, mas fui me adaptando e ficando cada vez mais solto. No segundo set, consegui as quebras, e o terceiro foi mais de sobrevivência. Seguimos assim, lutando e acreditando. Muito feliz com essa primeira rodada”, declarou o tenista brasileiro.

Fonseca e Yunchaokete nunca haviam competido um contra o outro em torneios oficiais da ATP. O chinês de 23 anos, que se tornou profissional em 2022, participou do Rio Open neste ano. Ele caiu na primeira rodada, perdendo para o alemão Alexander Zverev.

Com a vitória de quinta-feira, Fonseca continua na disputa pelo top 50 do ranking da ATP. Embora ocupe oficialmente a 49ª posição, o brasileiro chegou a Cincinnati em 52º na atualização em tempo real, devido à eliminação na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto na semana passada. Ao derrotar Yunchaokete, retoma a pontuação e deve subir posições.

Bu Yunchaokete (Foto: John E. Sokolowski-Imagn Images)
Bu Yunchaokete (Foto: John E. Sokolowski-Imagn Images)

A partida em Cincinnati foi apenas o segundo compromisso oficial de Fonseca na temporada de quadra dura. Após Wimbledon, o tenista teve um período dedicado aos treinos e foi eliminado na primeira rodada em Toronto. Agora, compete no último torneio antes do US Open, que terá início em 24 de agosto e encerrará a temporada de Grand Slams.

A presença de João Fonseca no Masters 1000 de Cincinnati representa sua sétima participação em competições desse calibre, sendo a sexta em 2025. A melhor campanha até o momento ocorreu em Miami, em março, quando atingiu a terceira rodada e foi derrotado pelo australiano Alex de Minaur.

Como foi a partida Fonseca x Yunchaokete?

Sob um sol intenso, os dois tenistas iniciaram o jogo sacando bem, sem conceder break points aos oponentes. Entretanto, quando as oportunidades surgiram, elas foram rapidamente aproveitadas. No quinto game, Bu Yunchaokete quebrou o serviço de João Fonseca, mas o brasileiro respondeu de imediato.

Embora tenha conseguido igualar o placar, o brasileiro não conseguiu aproveitar o momento. Ao sacar com 5 a 4 contra, cometeu erros e foi quebrado novamente. Dessa forma, Yunchaokete venceu o set por 6 a 4 e saiu na frente. Para efeito de comparação, na parcial, Fonseca cometeu 18 erros não forçados, enquanto o chinês cometeu nove.

Decidido a se recuperar da derrota no primeiro set, Fonseca retornou ao segundo mais forte e eficiente. Quebrou o serviço de Yunchaokete em duas ocasiões, salvou dois break points no game final e conquistou uma vitória convincente por 6 a 2. Com o jogo empatado, o brasileiro ainda ganhou confiança para o set final.


Leia mais:

Ivan Alvariño é regularizado no BID e está apto pelo Amazonas

Avaliação: Cleber Xavier sofre pressão intensa no Santos


No começo do terceiro set, Fonseca teve duas oportunidades de quebra, defendidas por Yunchaokete. Com saídas tranquilas do saque, o brasileiro buscava uma nova chance de quebra, que surgiu no 11º game e foi bem aproveitada. João, então, tirou a carta do baralho e lidou bem com a responsabilidade. Dessa forma, após 2h19min, fechou a parcial e venceu por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 7/5).