
Ex-prefeito é preso por cultivo ilegal de maconha para o tráfico na Paraíba

O ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio García Nóbrega, foi preso pela segunda vez nesta sexta-feira (18/7), durante a segunda fase da Operação Cacimba Nova, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba. A ação visa desarticular uma organização criminosa suspeita de cultivar maconha para fins de tráfico no estado.
Outras quatro pessoas também foram presas na cidade de Patos, no Sertão paraibano.
Sérgio Nóbrega já havia sido detido em novembro de 2024, durante a primeira fase da operação, quando a polícia descobriu e incinerou uma plantação de maconha em área rural. Na época, ele foi liberado por decisão judicial. No entanto, o avanço das investigações levou a uma nova ordem de prisão contra ele.
Saiba mais:
- VÍDEO: Policial se disfarça de Chapolin Colorado e prende traficantes no Peru
- Falsa ONG: Casal é preso por manter idosos acamados e PCDs em condições degradantes
De acordo com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o ex-prefeito é apontado como o chefe do grupo criminoso e teria utilizado recursos públicos para financiar o cultivo da droga. Um veículo utilizado nas ações ilícitas também foi apreendido nesta nova etapa da operação.
O inquérito revela que a quadrilha adquiriu uma fazenda para instalar a plantação e implementou um sistema de irrigação com o objetivo de acelerar o crescimento das plantas e otimizar a colheita. Além do ex-gestor, outras seis pessoas são investigadas por envolvimento direto na logística, cultivo e financiamento da produção de entorpecentes.
As investigações seguem em andamento, e os presos permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil também apura possíveis ramificações da organização criminosa em outras regiões da Paraíba.
*Com informações de Metrópoles