
Fraude do INSS: saiba como receber notificações e consultar os valores do desconto indevido

A partir de 14 de maio, os aposentados e pensionistas prejudicados pelos descontos associativos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão notificados e poderão consultar os valores e a entidade responsável, segundo o governo federal.
Sobre as notificações
O órgão disse que as notificações serão feitas através do aplicativo ou site “Meu INSS”, além da central de atendimento do órgão, no número 135.

O aposentado que não for notificado deve acessar os canais disponibilizados pelo INSS na quarta-feira (14/5).
Investigações
Em uma coletiva de imprensa, os dirigentes do INSS atualizaram os desdobramentos da Operação “Sem Desconto”, que investigou um esquema de cobranças de mensalidades associativas irregulares contra aposentadorias e pensões.
Leia também:
AGU exclui sindicato do irmão de Lula de investigação sobre bloqueio de recursos
Deputado Alberto Neto volta a manifestar apoio à CPMI
Os descontos
Os descontos eram feitos por convênios com entidades, associações e sindicatos que oferecem serviços, com mensalidades descontadas direto no contracheque. No entanto, a investigação identificou o crescimento de cobranças não autorizadas.
Afetados pela fraude do INSS
Quase 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos associativos em suas folhas de pagamento, de forma irregular. Já 27 milhões de segurados não sofreram qualquer tipo de desconto relacionado ao esquema.

Há estimativas de que, desde 2016, cerca de R$ 6,3 bilhões em recursos foram descontados em folha de aposentados e pensionistas, grande parte sem autorização.