Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governo entra com nova ação no STF contra decreto de Bolsonaro que prejudica ZFM

Governo entra com nova ação no STF contra decreto de Bolsonaro que prejudica ZFM

Jornalismo
Por Jornalismo | 04 de maio de 2022

O governador Wilson Lima confirmou que para defender os mais de 100 mil empregos diretos da Zona Franca de Manaus (ZFM), o Governo do Amazonas protocolou, na noite desta sexta-feira (22), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os efeitos do Decreto 11.055/2022, que reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35% no país.

Leia mais:

EXCLUSIVA: Entrevista com prefeito interino de Manaus Wallace Oliveira

A ação requer medida cautelar para suspender a redução da alíquota do IPI em relação aos concentrados de refrigerantes produzidos na ZFM e do que havia reduzido na alíquota do IPI em 25%, caso volte a vigorar a partir de eventual revogação da atual norma que o substituiu. A nova ação requer que seja declarada a inconstitucionalidade parcial dos decretos.

“Nós não somos contra a redução tributária no Brasil, aliás, a gente luta muito por isso, para que a carga tributária possa diminuir, mas o texto da Constituição precisa ser respeitado no momento em que ele garante a competitividade da Zona Franca de Manaus”, disse o governador, ao comentar sobre a decisão de apresentar nova ADI.

Com 48 páginas, a ADI elenca uma série de argumentos para demonstrar a importância da preservação da competitividade da Zona Franca de Manaus e, também, a inconstitucionalidade da medida adotada pelo Governo Federal.