Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governo Federal autoriza importação de arroz para repor estoques afetados pelas chuvas no RS

Governo Federal autoriza importação de arroz para repor estoques afetados pelas chuvas no RS

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 10 de maio de 2024

O Governo Federal publicou uma medida provisória nesta sexta-feira (10/5) que autoriza a compra excepcional de até um milhão de toneladas de arroz, visando repor os estoques públicos após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, importante produtor agrícola do país.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, os gaúchos são responsáveis por cerca de 68% do arroz produzido no Brasil. A medida visa evitar uma alta no preço do alimento, que poderia impactar o bolso do brasileiro.

A importação ficará a cargo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de leilões públicos, com preferência para os pequenos varejistas.


Saiba mais:


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que a medida não tem o objetivo de concorrer com a produção nacional.

“Também já conversei com os produtores para deixar claro que não é para concorrer com o nosso arroz, até porque os produtores já têm para suprir a demanda nacional, porém, tem dificuldade logística. Com a dificuldade logística para abastecer, vem a especulação”, afirmou o ministro.

A medida provisória entra em vigor imediatamente, mas ainda precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar lei.