Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Guardas municipais são presos suspeitos de tortura a morador de rua em Manaus

Guardas municipais são presos suspeitos de tortura a morador de rua em Manaus

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 01 de maio de 2025

Mais cinco guardas municipais foram presos, na manhã desta quinta-feira (1º/5), suspeitos de tortura a um morador de rua. O crime ocorreu no dia 12 de abril, em um prédio abandonado no Centro de Manaus, mas veio à tona após a divulgação do vídeo das agressões.

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) deflagrou na manhã de hoje a Operação Valentia e prendeu 3 agentes, outros dois se apresentaram no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Os cinco foram identificados como Marcos Alexandre, Yuri, Ebenezio, Cauã e Alacide.

Veja o vídeo;

O agente Francisco Eugênio Araújo já está preso desde sábado (26/04), quando se apresentou no 24º DIP. Ele é quem aparece nas imagens espancando o morador de rua com um cassetete enquanto a vítima estava algemada. Dos sete envolvidos no crime, apenas um ainda não foi localizado.


Leia mais

Guarda municipal que espancou homem algemado é preso em Manaus

Guardas municipais são afastados suspeitos de torturar homem algemado em Manaus; veja o vídeo


Omissão

De acordo com o promotor de Justiça Armando Gurgel, os seis agentes assistiram e não impediram Francisco Eugênio Araújo de agredir o homem. O caso ocorreu no dia 12 de abril, em um prédio abandonado no centro da capital amazonense, mas veio à tona após a divulgação do vídeo das agressões.

“Aqueles que nós identificamos que estavam envolvidos, estão evidentemente conscientes do fato pelo vídeo que foi registrado e deveriam ter interferido para evitar a situação. Todos estão agora presos e, agora nesse momento, nós vamos avaliar a prova arrecadada também porque houve buscas e apreensões”, disse o promotor.

Veja o vídeo;

Segundo o MP-AM, a ação visa coibir práticas de tortura e combater a violência institucionalizada. A Operação Valentia foi conduzida pela 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial e contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas. A atuação conjunta buscou garantir o cumprimento de todos os mandados judiciais relacionados ao caso.

Veja o vídeo;

O órgão ministerial também informou que mantém diálogo com a estrutura da Guarda Municipal e da Prefeitura de Manaus para obter a colaboração necessária à conclusão da investigação.