Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
”A coisa só vai piorando”, diz Joana Darc após declarações de Plínio Valério com palavrões sobre Zona Franca de Manaus

”A coisa só vai piorando”, diz Joana Darc após declarações de Plínio Valério com palavrões sobre Zona Franca de Manaus

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 19 de março de 2025

A deputada Joana Darc (União Brasil) criticou a fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM) ao falar sobre o conhecimento que tem sobre a Zona Franca de Manaus. A fala foi compartilhada na última sexta-feira (18/3) em um evento da Fecomércio em Manaus. Na declaração, a parlamentar reproduziu os palavrões ditos pelo senador na tribuna.

“Quando a gente acha que não pode piorar, a coisa só vai piorando. Infelizmente, a gente teve que ouvir o senador dizer que não entende p*rr@ nehuma de Zona Franca”, declarou Joana Darc.

Segundo a deputada, a fala do representante político pode ser vista com maus olhos pelo resto do país.

“Lá fora, no sudeste, pessoas, os políticos, eles acham que a zona franca não tem importantância para o nosso amazonas. Eles acham exatamente isso: pra que que existe essa p*rr@ de zona franca”, explicou joana darc.

Secretaria de Proteção Animal: Joana Darc segue à disposição para assumir pasta
Imagem: Joana Darc

Joana Darc também disse que a declaração desvaloriza a Zona Franca de Manaus.

“Quando uma pessoa que é daqui da nossa terra, da nossa gente, que é senador, fala isso, passa uma ideia de que realmente a Zona franca não é nada”, contou.

A parlamentar contou que tem respeito pelo senador e que o conhece desde a época em que eles eram colegas na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

“Convivi com o senador Plínio, respeito o trabalho dele, mas não era esse Plinio que eu via na câmara municipal quando era vereador junto comigo”, contou Joana Darc.

Sobre a declaração feita pela assessoria do senador nas primeiras horas da manhã, Joana Darc rebateu:

“Hoje soube da entrevista da assessoria que disse que a fala foi uma brincadeira. Não é brincadeira”.

Veja a fala da deputada Joana Darc:

Plínio afirma que fala foi “tirada de contexto”

O senador Plínio Valério (PSDB) declarou que o trecho em que disse não saber “porra nenhuma da Zona Franca de Manaus”, foi retirado de contexto. A gravação foi compartilhada nas redes sociais nesta terça-feira (18/3).

“O trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM”, disse a Comunicação do senador, consultada pela Rede Onda Digital.

O vídeo compartilhado nas redes sociais, Plínio Valério esteve durante um evento da Fecomércio Amazonas na última sexta-feira (14/3), em homenagem aos parlamentares e entidades do estado pela aprovação da reforma tributária.

À ocasião, o senador explicou que sua equipe acompanhava as discussões sobre o tema, mas que ele próprio não tinha conhecimento aprofundado sobre a ZFM e os tributos.

“Os meus assessores estavam lá. O Omar citou a Ivone, era minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo porra nenhuma de Zona Franca, de tributos”, disparou.

O parlamentar é um representante do Amazonas no Congresso Nacional e a Zona Franca de Manaus (ZFM) é o principal modelo econômico da Região Norte.


Saiba mais: 

Abdala Fraxe chama vereador de Nhamundá de “Zé Ruela” na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas

CMM e Secretaria Segurança de Manaus se reúnem para debater capacitação da Guarda Municipal


Leia à integra a nota completa:

“Em resposta a interpretações sobre uma fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM) a respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), esclarecemos que o trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM.

O compromisso do senador Plínio Valério com a defesa da Zona Franca de Manaus é comprovado por sua atuação como senador. Desde o início de seu mandato, ele tem utilizado sua voz no Senado para reforçar a importância do modelo econômico e combater medidas que comprometam sua competitividade. Foi relator da Lei de Informática, garantindo investimentos para o setor, e atuou contra iniciativas que poderiam reduzir os incentivos fiscais da ZFM, como o decreto que zerou o IPI na região.

Durante a Reforma Tributária, apesar de discordâncias pontuais, votou favoravelmente à proposta para assegurar a manutenção dos benefícios da Zona Franca. O senador também tem mostrado em seus pronunciamentos que a ZFM é essencial para a conservação da floresta Amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.