Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Justiça do CE rejeita prisão preventiva de empresário que assediou nutricionista em elevador

Justiça do CE rejeita prisão preventiva de empresário que assediou nutricionista em elevador

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 16 de abril de 2024

O Tribunal de Justiça do Ceará rejeitou o pedido de prisão preventiva do empresário acusado de assediar uma nutricionista dentro de um elevador. O caso aconteceu em fevereiro deste ano e ganhou repercussão nacional quando o vídeo do assédio foi divulgado, em março.

Porém, a Justiça determinou seis medidas cautelares a serem cumpridas por Israel Leal Bandeira Neto nos próximos seis meses: ele está proibido de ir a bares, restaurantes, festas, shoppings, academias, shows ou eventos com aglomeração; e também deverá permanecer em casa das 20h às 6h.

O empresário também não deve mudar de endereço ou se ausentar da comarca de Fortaleza, além de precisar apresentar um relatório mensal de suas atividades e realizar orientação psicossocial.


Leia mais:

Empresário filmado cometendo importunação sexual em elevador vira réu no Ceará

EXCLUSIVO: Professora da Ufam denuncia casos de assédio sexual e moral em universidades; veja vídeo


Segundo o advogado Raphael Bandeira, que representa o empresário, o juiz entendeu que “não há indícios suficientes de que a liberdade momentânea do Israel pudesse representar motivo de desordem pública”.

Já a defesa da vítima, a nutricionista Larissa Duarte, publicou uma nota lamentando a decisão judicial. Trecho da nota diz:

“Os advogados lamentam que a mensagem passada para a sociedade pelo Poder Judiciário com essa decisão seja de que esse tipo de comportamento é tolerado, servindo como um incentivo para práticas semelhantes”.

Israel Bandeira Neto foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará e virou réu por importunação sexual. Ele também é acusado de importunar outras duas mulheres. Outro inquérito foi aberto para apurar o caso das duas vítimas, mãe e filha, que contaram ter sido apalpadas em um elevador em dezembro de 2022.

Relembre o caso

O episódio de importunação aconteceu nas dependências de um prédio comercial no bairro Aldeota, em Fortaleza, em 18 de fevereiro deste ano. No dia em questão, a nutricionista Larissa Duarte conta que chamou o elevador ainda no térreo do edifício e que, na sequência, o suspeito entrou com ela no equipamento. Ela acionou o botão para o subsolo, onde estava o carro dela — o suspeito não apertou nenhum.

Ao sair do elevador, Larissa tem as nádegas apalpadas pelo homem. Após tocar na mulher, Israel volta para o elevador e aperta o botão para fechar a porta.

Após o ato, a vítima diz: “Você está louco?” para o homem, que vai para outra garagem e foge. No vídeo, também é possível vê-lo fugindo na direção do seu carro.

Foi a própria Larissa quem divulgou o vídeo.

Veja o vídeo: