
Maioria das operações da PF contra facções em 2023 teve PCC e CV como alvos

A maior parte das operações especiais da Polícia Federal (PF) contra o tráfico de drogas deflagradas em 2023 visaram combater as duas principais facções criminosas do país: Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).
Ddos da PF apontam que ocorreram 335 operações especiais de combate ao tráfico de drogas em 2023; em 110 delas, foram identificadas as facções criminosas em investigação.
Operações especiais são aquelas em que há cumprimento de medida constritiva, como bloqueio de bens, prisão, busca e apreensão.
Saiba mais:
Servidores novatos da Abin foram usados para tentar ligar o STF ao PCC, diz PF
VÍDEO: Grupo é preso após realizar foguetório em Manaus
A facção paulista PCC aparece na liderança, como alvo de 35 operações. Na segunda posição, está a carioca Comando Vermelho, com 32 operações especiais, seguida pelas facções Terceiro Comando, do Rio de Janeiro; Sindicato, do Rio Grande do Norte; e Okaida, da Paraíba.
Maioria no Acre
O estado com mais operações especiais da PF contra facções criminosas em 2023 foi o Acre, seguido pelo Amapá. Ambos estão entre os menos populosos do país e acabam sendo pouco notados, mas vivem uma realidade de crise na segurança pública.