
Os maníacos de Dnepropetrovsk: conheça a origem do macabro vídeo “3 guys 1 hammer”

Em 2007, uma onda de assassinatos bárbaros tomou conta da cidade de Dnipro (antiga Dnepropetrovsk), na Ucrânia, deixando o país em choque e o mundo horrorizado quando o vídeo de um dos crimes começou a circular online. O caso ficou conhecido como “3 Guys 1 Hammer”, título dado por internautas ao vídeo mais infame do trio responsável pelas mortes.
Dois jovens ucranianos, Viktor Sayenko e Igor Suprunyuk, ambos com 19 anos na época, foram identificados como os principais autores dos crimes. Ao todo, eles tiraram a vida de pelo menos 21 pessoas de maneira extremamente cruel, utilizando instrumentos como martelos e barras de ferro. Um terceiro cúmplice, Alexander Hanzha, teve participação anterior em roubos à mão armada e foi condenado a 9 anos de prisão, enquanto seus comparsas receberam penas de prisão perpétua.

As vítimas eram pessoas vulneráveis e, aparentemente, escolhidas ao acaso: mulheres, idosos, moradores de rua e até adolescentes. Em vários dos ataques, as agressões foram tão brutais que os rostos das vítimas ficaram irreconhecíveis. Muitas delas foram espancadas até a morte em plena luz do dia, como foi o caso de dois adolescentes atacados enquanto pescavam — um sobreviveu e ajudou nas investigações.
A origem de 3 Guys 1 Hammer
O crime que ganhou notoriedade mundial foi o assassinato de Sergei Yatzenko, um homem de 48 anos que cuidava da mãe com deficiência e tinha uma família. Ele desapareceu em 12 de julho, e o vídeo de sua morte acabou vazando na internet. A gravação, com cerca de oito minutos, mostrava Sergei sendo torturado até a morte por Suprunyuk, enquanto Sayenko filmava. As imagens foram analisadas por especialistas, que confirmaram a autenticidade da filmagem.

Nos dias que se seguiram, corpos foram sendo encontrados em várias partes da região, incluindo cidades vizinhas. Apesar da gravidade dos crimes, as investigações foram inicialmente mantidas em sigilo. Só depois que bens roubados começaram a aparecer em casas de penhores e retratos falados foram divulgados é que as pistas levaram aos culpados.
Leia mais:
Histórias de terror: Relembre 7 creepypastas para não dormir essa noite
O que é deep web e por que navegar nela é tão perigoso?
A motivação para os assassinatos nunca foi oficialmente confirmada. Surgiram diversas teorias, como a de que os jovens buscavam fama na dark web com vídeos do tipo “snuff” (filmagens reais de assassinatos) vendidas para redes clandestinas.
Uma ex-namorada de um dos acusados chegou a afirmar que eles queriam produzir 40 vídeos em troca de uma quantia vultosa, prometida por um comprador misterioso no exterior. Contudo, nada disso foi comprovado. Outras hipóteses indicam que os assassinatos teriam sido cometidos por puro prazer sádico ou como uma espécie de “hobby macabro”.
Apesar da comoção popular, os próprios pais dos jovens criminosos tentaram negar a veracidade das acusações, sugerindo falsificações ou armações — algo descartado por peritos. O caso, de repercussão internacional, levantou debates sobre a influência da internet em crimes violentos e sobre falhas no monitoramento de comportamentos psicopatas em jovens.

Hoje, Sayenko e Suprunyuk continuam presos. Suas ações são lembradas como um dos episódios mais perturbadores de violência gratuita já registrados em vídeo — um lembrete brutal do que a crueldade humana pode alcançar.