Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Mulheres vão às ruas em diversas partes do país contra PL do Aborto

Mulheres vão às ruas em diversas partes do país contra PL do Aborto

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 13 de junho de 2024

Na noite desta quinta-feira (13/6), manifestantes foram às ruas de diversas partes do país em protesto contra o avanço, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que equipara aborto a homicídio.

O projeto, aprovado em regime de urgência pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na quarta-feira (12/6), foi criticado pelos manifestantes, em sua maioria mulheres.

Os atos estão acontecendo em São Paulo, na Avenida Paulista, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis e Manaus.

Para sexta-feira (14/6), também estão confirmados atos em Porto Alegre e Recife.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, participantes bloquearam todas as faixas no sentido Consolação às 18h45, e direcionaram seus gritos de guerra a Lira.

A urgência na tramitação do projeto, que permite sua votação diretamente no plenário sem passar por comissões, aumentou a indignação dos manifestantes.


Leia mais:

Projeto de lei que equipara aborto a homicídio tem urgência aprovada pela Câmara

Segundo suspeito de estuprar crianças e transmitir HIV é preso em Manaus


Agora, o PL 1904/2024 será votado no plenário da Casa legislativa, sem passar antes pelas comissões pertinentes. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou a matéria sem aviso e sem anunciar o número do projeto.

O projeto de lei acrescenta artigos ao Código Penal para equiparar as penas previstas para homicídio simples àquelas para abortos realizados após 22 semanas de gestação, mesmo nos casos em que a prática é prevista legalmente. O texto  também proíbe o aborto mesmo em casos de gravidez decorrentes de estupro, se houver viabilidade fetal.

Veja os vídeos: