Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
‘Ozempic’ deve começar ser aplicado em 2026 na rede pública do Rio de Janeiro

‘Ozempic’ deve começar ser aplicado em 2026 na rede pública do Rio de Janeiro

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 02 de janeiro de 2025

A cidade do Rio de Janeiro deve começar a tratar pacientes de diabetes e obesidade com “Ozempic” a partir do ano que vem. A promessa de campanha do prefeito reeleito Eduardo Paes (PSD) foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Um decreto publicado no Diário Oficial nessa quarta-feira (1º/01) oficializou a criação de um grupo de trabalho para analisar a viabilidade da medida, com um relatório previsto para conclusão em 90 dias.

A iniciativa envolve as secretarias municipais de Fazenda e Saúde, além da Procuradoria Geral do Município, sob a coordenação da secretaria de Saúde. O grupo detalhará uma proposta com as ações necessárias para implementar o tratamento com semaglutida nas clínicas da família.

Segundo a secretaria de Saúde, o medicamento será destinado exclusivamente para tratar obesidade e não terá fins estéticos. Eduardo Paes já havia anunciado em 2024, em entrevista ao Jornal Extra, a adoção do medicamento nos programas municipais de saúde.

Quando a rede pública começa a distribuir o “Ozempic”?

De acordo com o decreto, a prioridade será garantir acesso equitativo ao tratamento, especialmente para cidadãos em situação de vulnerabilidade social. O medicamento estará disponível apenas para pacientes com indicação médica.

A expectativa é que a distribuição comece em janeiro de 2026, após o vencimento da patente do Ozempic, permitindo a produção de genéricos por outros laboratórios. A Secretaria de Saúde informa que o município já negocia com quatro laboratórios, incluindo a Novo Nordisk, atual fabricante do Ozempic.

Cerca de 3 mil doses do medicamento serão adquiridas por licitação e distribuídas mensalmente nas clínicas da família. O secretário Daniel Soranz destacou que fábricas no Brasil já se preparam para a produção do genérico.


Saiba mais:


O que é semaglutida?

A semaglutida, substância do Ozempic, atua simulando a ação do GLP-1, hormônio que regula os níveis de glicemia e apetite. Embora originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo 2, o medicamento também tem sido usado no combate à obesidade devido à sua eficácia em promover a perda de peso.

O uso da semaglutida requer acompanhamento médico rigoroso. Caso seja utilizado sem orientação adequada, o paciente pode enfrentar reganho de peso após a interrupção do tratamento.

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão náuseas, vômitos e problemas gastrointestinais. Outros possíveis efeitos incluem dor de cabeça, fraqueza e, em casos raros, pancreatite.

*com informações de O Globo e G1