Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Após polêmica, Plínio Valério diz que declaração em evento foi ‘tirada de contexto’

Após polêmica, Plínio Valério diz que declaração em evento foi ‘tirada de contexto’

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 18 de março de 2025

O senador Plínio Valério (PSDB) declarou que o trecho em que disse não saber “porra nenhuma da Zona Franca de Manaus”, foi retirado de contexto. A gravação foi compartilhada nas redes sociais nesta terça-feira (18/3).

“O trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM”, disse a Comunicação do senador, consultada pela Rede Onda Digital.

O vídeo compartilhado nas redes sociais, Plínio Valério esteve durante um evento da Fecomércio Amazonas na última sexta-feira (14), em homenagem aos parlamentares e entidades do estado pela aprovação da reforma tributária.

À ocasião, o senador explicou que sua equipe acompanhava as discussões sobre o tema, mas que ele próprio não tinha conhecimento aprofundado sobre a ZFM e os tributos.

“Os meus assessores estavam lá. O Omar citou a Ivone, era minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo porra nenhuma de Zona Franca, de tributos”, disparou.

O parlamentar é um representante do Amazonas no Congresso Nacional e a Zona Franca de Manaus (ZFM) é o principal modelo econômico da Região Norte. E fala gerou inúmeros repúdios de figuras políticas.

Como por exemplo, o ex-deputado federal Marcelo Ramos, que publicou um vídeo intitulado como “O orgulho da ignorância”, onde ele diz que o senador recebeu a homenagem e acabou usando o discurso para justificar a ausência na comissão que votou na reforma tributária.

“Mas o inusitado é que não disse isso envergonhado ou constrangido, disse isso com orgulho, até com certa soberba, a soberba de demonstrar a ignorância e nenhum esforço para compreender o que é o mais importante tema do ponto de vista econômico, social e político para um estado que ele representa e eu aqui procurando estudar, me preparar, conhecer cada vez mais o Brasil e o Amazonas, talvez a política realmente não seja mais um lugar para mim”, pontuou em seu vídeo.

A deputada estadual Alessandra Campelo, também gravou um vídeo justificando o seu repúdio com outra declaração do senador, onde afirma “imagina tolerar Marina Silva sem querer enforcá-la”. “Não contem com meu silêncio”, disparou a parlamentar.

“Mas eu não posso admitir, como mulher, como procuradora da mulher, como representante das mulheres esse tipo de violência. O patético é que eu nunca vi o senador, nada pessoal contra ele, nunca tive, mas nunca vi o senador dizer que ia enforcar um homem por achá-lo insuportável”, disse a deputada.

“Meu repúdio total à fala do senador Plínio Valério contra a ministra Marina Silva. É esse tipo de comportamento que legitima a cultura da violência contra as mulheres no Brasil. Contra homens, claro, ele aguentaria algumas horas sem “enforcá-los”, mas quando do lado oposto do debate tem uma mulher pode tudo, não é? Até enforcar. É machismo, misoginia, ódio às mulheres”, publicou em um post.

 


Saiba mais: 

Abdala Fraxe chama vereador de Nhamundá de “Zé Ruela” na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas

CMM e Secretaria Segurança de Manaus se reúnem para debater capacitação da Guarda Municipal


Leia à integra a nota completa:

“Em resposta a interpretações sobre uma fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM) a respeito da Zona Franca de Manaus (ZFM), esclarecemos que o trecho foi retirado de contexto. Ao afirmar que não entende profundamente sobre o tema, o senador destacou a importância de contar com uma assessora técnica especializada, que o auxilia no acompanhamento das questões tributárias e econômicas da ZFM.

O compromisso do senador Plínio Valério com a defesa da Zona Franca de Manaus é comprovado por sua atuação como senador. Desde o início de seu mandato, ele tem utilizado sua voz no Senado para reforçar a importância do modelo econômico e combater medidas que comprometam sua competitividade. Foi relator da Lei de Informática, garantindo investimentos para o setor, e atuou contra iniciativas que poderiam reduzir os incentivos fiscais da ZFM, como o decreto que zerou o IPI na região.

Durante a Reforma Tributária, apesar de discordâncias pontuais, votou favoravelmente à proposta para assegurar a manutenção dos benefícios da Zona Franca. O senador também tem mostrado em seus pronunciamentos que a ZFM é essencial para a conservação da floresta Amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.