Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Secretaria de Saúde de São Paulo divulga alerta sobre casos de hepatite de origem desconhecida

Secretaria de Saúde de São Paulo divulga alerta sobre casos de hepatite de origem desconhecida

Jornalismo
Por Jornalismo | 25 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) divulgou alerta sobre casos de hepatite aguda de etiologia (origem ou causa) indefinida em crianças do Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. De acordo com o boletim, testes laboratoriais excluíram contaminação por hepatites virais, coronavírus e adenovírus.

No entanto, o boletim informa que “há a hipótese de que o adenovírus seja o causador da hepatite, mas até o momento não é possível descartar outras causas como a infecção prévia por SARS-CoV-2 ou exposição a toxinas“.

 


Leia mais:


 

Entre os dez casos registrados em crianças saudáveis de 11 meses a 5 anos de idade na Escócia, 9 tiveram início dos sintomas em janeiro e março deste ano; as notificações chegaram à Organização Mundial de Saúde (OMS) em 5 de abril. Até o dia oito deste mês, 74 casos foram identificados no Reino Unido – na Irlanda 5, pacientes estão em investigação. Na última semana, casos semelhantes foram identificados em nove pacientes nos Estados Unidos e três na Espanha.

“Nenhum óbito foi relatado até o dia 11 de abril, nenhuma das crianças havia sido vacinada com a Vacina Covid-19 e um caso com vínculo epidemiológico relacionado foi identificado”, acrescenta o alerta.

A SMS-SP orienta que casos com sintomas parecidos com os relatados no boletim devem ser notificados à pasta por meio do e-mail notifica@prefeitura.sp.gov.br.

 

Alerta Hepatite Aguda de Etiologia Desconhecida n°01 _ ABR 2022 (1)