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Seis Bets entram em mercado de apostas para as eleições municipais deste ano

Seis Bets entram em mercado de apostas para as eleições municipais deste ano

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 10 de setembro de 2024

Pelo menos seis empresas de quota fixa, as chamadas “bets”, começaram a se movimentar para entrar no mercado de apostas políticas no Brasil. Segundo levantamento, essas empresas já estão oferecendo apostas nas eleições para as prefeituras de 13 capitais brasileiras.

Veja a relação abaixo:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • Goiânia (GO);
  • Manaus (AM);
  • Natal (RN);
  • Palmas (TO);
  • Porto Alegre (RS);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA); e
  • São Paulo (SP).

No levantamento feito pelo portal Metrópoles, apenas duas bets (Betano e Novibet) oferecem a opção para os usuários apostarem nos candidatos que acham que sairão vitoriosos em 13 capitais do país.

O foco dos demais sites de apostas (Sportingbet, Superbet, Bwin e BetSpeed) é a disputa à Prefeitura de São Paulo (SP).


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Já foi instituída pelo Ministério da Fazenda a “Lei das Bets”, aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula, que vai começar a regulamentar as atividades de apostas virtuais em todo o país a partir de 1º de janeiro de 2025. As empresas em atividade têm até o fim deste ano para cumprir os critérios e conseguir a autorização para atuarem no Brasil sob o selo de “bet.br”.

Especialistas em direito eleitoral explicam que não há legislação específica que impeça ou regule as apostas políticas no Brasil. Para eles, o que não pode ocorrer é a divulgação de enquetes eleitorais, uma vez que a legislação eleitoral proíbe a divulgação de pesquisas sem metodologia adequada.

Mesmo assim, existe o risco das apostas direcionarem os votos. O advogado eleitoral Diogo Villela Barboza, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), explica:

“O que não pode ocorrer de forma nenhuma é que o voto seja direcionado ou tenha alguma influência ilícita para o eleitor, como, por exemplo, as bets passarem a fazer propagandas disfarçadas naquilo que eles chamam de odds [a probabilidade de um evento se realizar]”.

Embora seja novo no Brasil, a aposta política já é algo comum e prática antiga nos Estados Unidos, por exemplo. Dados da empresa de apostas esportivas Betfair mostram que as eleições dos EUA movimentaram mais de R$ 500 milhões dentro da plataforma, destes R$ 3 milhões são de apostadores brasileiros.

Com informações de Metrópoles