Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Site do STJ sofre ataque hacker e fica com acesso comprometido há mais de 24 horas

Site do STJ sofre ataque hacker e fica com acesso comprometido há mais de 24 horas

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 05 de março de 2025

O site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ainda apresenta instabilidade na manhã desta quarta-feira (05/03), cerca de 24 horas após uma tentativa de ataque hacker. A ofensiva ocorreu na tarde de terça-feira (04/03), mas, segundo a corte, nenhum sistema foi derrubado e os ataques foram bloqueados.

De acordo com o site especializado em segurança da informação, CISO Advisor, a página do STJ foi alvo de um tipo de ataque conhecido como DDoS, que consista em uma sobrecarga de acessos simultâneos que causa a queda dos servidores. A página recebeu mais de 10 milhões de acessos, sobrecarregando o sistema e deixando-a vulnerável a possíveis invasores.

Para reforçar a segurança, o tribunal ativou mecanismos de validação de acesso, como o teste captcha, que diferencia usuários humanos de bots. No entanto, o sistema segue apresentando lentidão. A consulta pública a processos teve o acesso prejudicado, impactando temporariamente a comunicação com a sociedade.


Leia mais

BBB 25: Fora do reality, Camilla fala sobre treta com Vitória Strada: “O que eu senti alí, só eu vou sentir”

Papa Francisco apresenta melhora após internação por problemas respiratórios em Roma


Em nota oficial, o STJ confirmou o bloqueio das tentativas de invasão e afirmou que as medidas adotadas podem causar instabilidade temporária, mas sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços. Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pelo ataque.

(Foto: reprodução) – Acesso ao site ainda não foi 100% normalizado

Até o fechamento desta matéria o acesso ao site do tribunal segue comprometido.

Leia a nota do STJ na íntegra

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) identificou tentativas de ataque cibernético nesta terça-feira (4), porém essas tentativas foram todas bloqueadas pelas ferramentas informáticas de prevenção a invasões. Os sistemas do tribunal também não foram derrubados. Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços.