Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
SSP-AM apresenta balanço da operação integrada no Careiro Castanho

SSP-AM apresenta balanço da operação integrada no Careiro Castanho

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 06 de março de 2025

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), apresentou, nesta quinta-feira (06/03), o balanço de uma operação integrada contra o crime organizado e tráfico internacional de drogas. As ações ocorreram na região do município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus).

Durante a operação, que teve início na segunda-feira (03/03) e finalizou durante a quarta-feira (05/03), foram apreendidos 264 quilos de entorpecentes, sendo 213 quilos de maconha tipo skunk e 51 quilos de cocaína; uma pistola 9 milímetros, um fuzil calibre 556, uma espingarda calibre 16 e 4 mil litros de combustível para aviação.

Na mesma ação, o efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), agentes da Polícia Federal – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) e do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da SSP-AM, destruíram três aeronaves utilizadas para o transporte de drogas do Peru para o Brasil: dois helicópteros modelo R44 e um avião monomotor de asa fixa.

Peter Santo, tenente-coronel e subcomandante do CPE (Foto: Giselle Simões/PMAM)

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel PM Peter Santos, o piloto de uma das aeronaves foi preso durante a ação.

“Na área rural do Careiro Castanho os operadores, em posse das informações de Inteligência, conseguiram abordar as aeronaves, conseguiram êxito em prender um piloto, que era usado para o transporte das drogas e uma grande quantidade de entorpecentes”, explicou o tenente-coronel PM Peter Santos.

A operação teve o suporte de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), do DIOA da SSP-AM e do Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), que foram enviadas para pontos estratégicos da ação policial.


Leia mais:

Chacina: seis pessoas são mortas em assentamento na zona rural de Porto Velho

Garçom é preso por tentar matar esposa com facada


Klinger Paiva, coronel e comandante-geral da PM (Foto: Giselle Simões/PMAM)

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o trabalho integrado das Forças de Segurança do Amazonas e do Governo Federal.

“As equipes estavam somando esforços para chegar a esse resultado. Foram mais de 250 quilos de entorpecentes, um piloto venezuelano preso, três armas de fogo e um baque ao tráfico de drogas, mostrando que as nossas forças integradas estão buscando tomar frente a esse combate, utilizando todos os meios de inteligência e tecnologia disponíveis, para darmos esse resultado”.

As equipes integradas também desativaram pontos de apoio logístico dos traficantes, com a inutilização de aproximadamente 4 mil litros de combustível para aviação, que seriam usados para dar o suporte para as aeronaves transportarem os entorpecentes.

Rafael Montenegro, delegado e coordenador do DIOA (Foto: Giselle Simões/PMAM)

O coordenador do DIOA, delegado de Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Rafael Montenegro, ressaltou o empenho dos pilotos habilitados da Segurança Pública para a atuação da equipe, por meio aéreo, na operação integrada.

“O DIOA foi acionado no decurso desses dias, para dar auxílio às tropas terrestres no que concerne à localização, apreensão e neutralização de toda a estrutura usada pelo tráfico de drogas”, explicou.

Todo o material apreendido durante a operação resultou em um prejuízo estimado de R$ 16,6 milhões ao crime organizado.

Vinicius Almeida, coronel e titular da SSP-AM (Foto: Giselle Simões/PMAM)

Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM Vinicius Almeida, o Sistema de Segurança vem avançando no combate às organizações criminosas no Amazonas.

“No ano passado foram mais de 43 toneladas de drogas apreendidos. Com as inteligências do Sistema, e com a participação efetiva da Polícia Federal, a gente consegue mapear a dinâmica do crime”, disse o titular da SSP-AM.