Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
STF desmente sobre deportação de filha de Barroso após veto de visto

STF desmente sobre deportação de filha de Barroso após veto de visto

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 19 de julho de 2025

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de cancelar os vistos de entrada de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), seus parentes e aliados próximos, provocou uma intensa reação nas redes sociais. A decisão, divulgada na sexta-feira (18/07), foi comemorada pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aproveitaram a oportunidade para atacar a filha do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

Luna Van Brussel Barroso, advogada e mestre em Direito Público pela UERJ, autora de “Liberdade de Expressão e Democracia na Era Digital — o impacto das mídias sociais no mundo contemporâneo”, tornou-se objeto de publicações contendo ameaças e comentários hostis sobre uma possível deportação. O STF emitiu uma nota manifestando que ela morou nos EUA até 2023.

A filha do ministro Barroso, ex-aluna de Harvard, foi mencionada pela ex-juíza Ludmila Grillo, reconhecida por suas opiniões conservadoras e por ser sócia de Paulo Figueiredo em uma empresa de consultoria migratória, fez a seguinte publicação:

“Ao que parece, a filha do Barroso estuda nos Estados Unidos. Caso ele e seus familiares tenham sido atingidos pela medida, ela será deportada. Não conheço a moça, nem sei nada sobre ela. Isso é um exemplo de como o mal que as pessoas fazem, muitas vezes, extrapola o âmbito pessoal e atinge terceiros, até mesmo entes próximos e queridos.”

 

A informação de que Luna reside nos EUA foi desmentida pelo STF por meio de nota. Luna não estuda em Yale, em Connecticut, desde 2023. Atualmente ela mora no Brasil e trabalha no escritório do pai, no Rio de Janeiro, e é doutoranda em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo.

“É falsa a informação publicada em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estudar e advogar nos Estados Unidos. Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil.”


Leia mais:

URGENTE: EUA vai revogar vistos de Alexandre de Moraes e outro ministros do STF

Lula reage à decisão de Trump de suspender visto de ministros do STF: “Arbitrária e inaceitável”


A revogação dos vistos

A decisão de Washington afeta personalidades importantes do Judiciário brasileiro, como o ministro Alexandre de Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Em uma postagem na rede X (ex-Twitter), o senador republicano Marco Rubio declarou que a revogação dos vistos foi uma reação à “perseguição política” realizada pelo STF contra Bolsonaro e seus aliados.

“Determinei a revogação dos vistos de Moraes, de seus apoiadores no tribunal e de seus parentes diretos”, afirmou Rubio.

No Brasil, autoridades do Planalto caracterizaram a medida como uma tentativa de ingerência nos assuntos internos e um ataque direto às instituições democráticas do país.

A decisão também pode afetar a conexão institucional do ministro Barroso com instituições de ensino dos Estados Unidos, como a Harvard Kennedy School, na qual ele desempenha o papel de colaborador acadêmico.

 

*Com informações da Veja e UOL.