Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
STF julga processo contra governo de Fernando Henrique Cardoso após quase três décadas

STF julga processo contra governo de Fernando Henrique Cardoso após quase três décadas

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 23 de maio de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta quinta-feira (23/5) o julgamento de um processo que há quase 27 anos aguarda deliberação na Corte. O caso, que remonta ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, foi protocolado no STF em junho de 1997 e envolve uma ação movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em questão está a decisão de FHC em não reconhecer mais a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que versa sobre o término da relação de trabalho por iniciativa do empregador. A medida foi oficializada por decreto em abril de 1996, suscitando controvérsias que culminaram na intervenção dessas duas entidades sindicais.

As organizações argumentaram que a decisão do então presidente deveria ser submetida à apreciação do Congresso Nacional, uma posição refutada na época pela Advocacia-Geral da União, então representada por Geraldo Magela.


Saiba mais:


O relator original do caso, ministro Maurício Corrêa, que deixou o STF em 2004 e faleceu em 2012, proferiu seu voto em 2003, concordando em parte com as demandas das organizações ao afirmar a necessidade de referendo do Congresso. No entanto, a maioria do plenário divergiu dessa posição.

Após o voto de Corrêa, o ministro Nelson Jobim solicitou mais tempo para analisar o caso, dando início a uma série de pedidos de vistas por parte de outros ministros, conforme ocorriam substituições de membros no tribunal.

O processo foi levado a julgamento virtual em 2023, porém, sua análise foi suspensa para possibilitar uma avaliação presencial.

*com informações de Metrópoles