Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Superintendente da Suframa elogia atuação da bancada amazonense em defesa da Zona Franca

Superintendente da Suframa elogia atuação da bancada amazonense em defesa da Zona Franca

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 19 de dezembro de 2024

Em entrevista ao programa “Meio Dia com Jefferson Coronel”, da Rede Onda Digital, o superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Bosco Saraiva, destacou a atuação da bancada amazonense no Congresso Nacional. A declaração foi feita nesta quinta-feira (19/12), dias após a votação na Câmara dos Deputados.

“O trabalho da nossa bancada foi fantástico, exuberante. O peso dos nossos representantes no Congresso Nacional é admirável. Deve-se louvar a atuação do senador Omar Aziz, o relatório do senador Eduardo Braga e a força dos nossos deputados”, afirmou Bosco Saraiva, destacando o protagonismo de parlamentares.

Bosco Saraiva também ressaltou as perspectivas positivas para a ZFM.

“Os números da Zona Franca de Manaus são exuberantes e deveremos quebrar todos os recordes históricos em todos os setores de produção do Polo Industrial de Manaus. Isso vai ser muito bom, fechar o ano com números positivos”, completou o superintendente da Suframa.


Saiba mais:


Benefícios para a Zona Franca de Manaus

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 foi aprovado com ampla maioria na Câmara: 324 votos favoráveis e 123 contrários. Entre os principais benefícios conquistados para a Zona Franca de Manaus estão:

  • Isenção da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): O novo tributo substituto do PIS e Cofins não será aplicado ao comércio interno da ZFM.
  • Manutenção do crédito presumido no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): Sem a limitação de dois terços prevista inicialmente no projeto.

Essas medidas foram incluídas graças à atuação de Eduardo Braga no Senado e posteriormente validadas pela Câmara.

Embora a aprovação tenha sido uma vitória para o Amazonas, algumas emendas foram rejeitadas pelo relator do projeto na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Entre elas, a proposta de reinclusão de bebidas açucaradas no Imposto Seletivo (IS).

O texto segue pra sanção presidencial.

Lula planeja evento para sancionar reforma tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja realizar um evento no Palácio do Planalto, em janeiro, para sancionar regulamentação da reforma tributária. A ideia é reunir parlamentares e empresários.