Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Wilson Lima se reúne com ministro do STF Alexandre de Moraes relator de ADIs

Wilson Lima se reúne com ministro do STF Alexandre de Moraes relator de ADIs

Jornalismo
Por Jornalismo | 04 de maio de 2022

O governador Wilson Lima se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira (4) com o ministro do STF e relator da ADI da ZFM, Alexandre de Moraes.

Leia mais:

EXCLUSIVA: Entrevista com prefeito interino de Manaus Wallace Oliveira

O ministro Alexandre de Moraes é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que o Governo do Amazonas ingressou no STF, contra a redução do IPI do polo de concentrados.

Após a reunião, Wilson Lima anunciou que vai ingressar com uma outra  ADI para questionar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que ampliou para 35% a redução do IPI. Segundo Wilson, a nova ADI vai apresentar mais estudos técnicos que irão detalhar os danos da medida à ZFM.

No encontro, Wilson Lima propôs ao ministro a realização de uma rodada de conversas com técnicos do Amazonas e empresários paulistas para comprovar que o modelo Zona Franca não prejudica a geração de empregos em São Paulo e nem no restante do país.

“Acabamos de reunir com o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele é relator da ADI que entramos contra o decreto que zera o IPI dos concentrados. Explicamos a importância do modelo Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia. Também vamos protocolar outra ADI contra o decreto que reduz o IPI em 35% de forma linear. Vamos fazer de tudo para preservar os empregos gerados em nosso polo industrial. A gente está falando de mais de 500 mil empregos diretos e indiretos gerados por esse modelo, que é o modelo mais exitoso de desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia. Propus ao ministro que pudesse fazer uma rodada de conversa com a indústria do estado de São Paulo, juntamente com os nossos técnicos, para que pudesse explicar que preservar a Zona Franca de Manaus não significa tirar empregos do estado de São Paulo, ou tirar a competitividade das indústrias que estão lá ou em qualquer outro canto do Brasil”, declarou o governador.

O encontro de Wilson com Moraes ocorre um dia após a bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional ter conversado com o ministro do Supremo.

Na reunião o governador foi acompanhado pelo procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, o secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, o secretário chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Mauro Luiz Campbell Marques.

Ainda hoje o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), teve audiência com o presidente do STF, ministro Luiz Fux. Ramos afirmou que trabalha num processo de sensibilização dos ministros da Corte. Nesta quinta-feira (5), é a vez de Wilson Lima se reunir Fux para falar sobre o IPI.