Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Zelensky aceita proposta de cessar-fogo do governo americano

Zelensky aceita proposta de cessar-fogo do governo americano

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 19 de março de 2025

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos. O líder ucraniano anunciou, nesta quarta-feira (19/03), que conversou com o ex-presidente norte-americano Donald Trump, que assegurou que as negociações seguem por um “bom caminho”.

Zelensky avaliou a conversa com Trump de forma positiva

“O lado americano também propôs um cessar-fogo incondicional na linha de frente, e a Ucrânia aceitou essa proposta. Continuaremos trabalhando para que isso aconteça. Acreditamos que tais passos são necessários para criar a possibilidade de um acordo de paz abrangente a ser preparado durante o cessar-fogo”, declarou.

O presidente ucraniano compartilhou alguns detalhes da conversa com Trump, destacando o diálogo com o presidente russo, Vladimir Putin, que ressaltou a importância de interromper os ataques a áreas civis e à infraestrutura do setor energético. Zelensky afirmou estar pronto para o cessar-fogo e reforçou que os termos foram discutidos em uma reunião entre representantes da Ucrânia e dos EUA, realizada em Jeddah, na Arábia Saudita, no dia 11 de março.


Leia mais

Gusttavo Lima desiste de candidatura à presidência em 2026 para focar na carreira internacional

Plínio Valério revela vontade de “enforcar” Marina Silva e deputadas do Amazonas rebatem: “Machista”


“Acreditamos que, junto com a América, sob a liderança do presidente Trump, uma paz duradoura pode ser alcançada ainda este ano”, concluiu Zelensky.

Nos próximos dias, representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos voltarão a se reunir na Arábia Saudita para discutir os próximos passos e a possibilidade de ampliar o cessar-fogo para pôr fim à guerra. Zelensky espera que, durante esse período, consiga reforçar a defesa aérea da Ucrânia para proteger a população contra novos ataques da Rússia.

No entanto, esse ponto pode gerar novos impasses e dificultar as negociações, uma vez que Putin impôs como condição para o cessar-fogo que a Ucrânia não receba reforço militar do governo americano. Além disso, Zelensky também pretende incluir nas negociações a liberação de prisioneiros de guerra, entre eles crianças ucranianas levadas por tropas russas.