Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Alemanha assume controle das refinarias do grupo russo

Alemanha assume controle das refinarias do grupo russo

Jornalismo
Por Jornalismo | 16 de setembro de 2022

O governo alemão colocou nesta sexta-feira (16) sob tutela as atividades do grupo petrolífero russo Rosneft, que tem várias refinarias no seu território, para melhor garantir o abastecimento energético do país.

As subsidiárias da Rosneft na Alemanha respondem por 12% da capacidade de refino do país. A partir de agora estão “sob administração fiduciária” da agência nacional responsável pela gestão das redes de energia, disse o Ministério da Economia alemão em nota.

O objetivo desta tutela, segundo o ministério, é responder aos riscos que pesam sobre a segurança desses abastecimentos da energia.

O governo de Berlim tem a atenção voltada particularmente para a refinaria de Schwedt, no leste do país, que garante o fornecimento de produtos de petróleo para toda a região de Berlim.

O funcionamento desta refinaria, controlada majoritariamente pela Rosneft, foi muito prejudicado desde que o governo de Olaf Scholz decidiu reduzir drasticamente suas importações de petróleo russo, em represália pela invasão da Ucrânia. O objetivo no final do ano é dispensar completamente essas importações.

Ao assumir o controle, as autoridades alemãs poderão organizar o abastecimento da usina com petróleo de outros países que não sejam a Rússia.