Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Abertura do JuniUEA reúne estudantes da capital e do interior do Amazonas

Abertura do JuniUEA reúne estudantes da capital e do interior do Amazonas

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 26 de julho de 2025

Começou a 9ª edição do maior evento esportivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os Jogos Universitários (JuniUEA). A cerimônia de abertura ocorreu, nesta sexta-feira (25/7), na quadra poliesportiva da Escola Superior de Tecnologia (EST), no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus. O evento contou com a presença de autoridades locais, professores e estudantes da capital e interior do estado.

Durante o evento, o acendimento simbólico da tocha virtual marcou, oficialmente, o início das competições que seguem até o dia 1º de agosto. Os jogos, distribuídos em 18 modalidades esportivas e eletrônicas, reúnem 676 equipes inscritas e mais de 2 mil estudantes da capital e dos municípios de Caapiranga, Coari, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara e Tefé.

Novidade

A grande novidade desta edição é o retorno das disputas do JuniUEA em importantes palcos esportivos, como a Arena da Amazônia e o Estádio Carlos Zamith. O evento contará, ainda, com uma equipe multiprofissional da universidade, preparada para atender às demandas dos discentes durante o período dos jogos.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a parceria entre a universidade e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) como fundamental para levar os jogos para outros espaços públicos do estado. Além disso, enfatizou que a lealdade e o respeito, ensinados pelo esporte, são essenciais na competição.

“Você, nosso aluno, é a nossa principal medalha. Você é o nosso troféu. Os jogos são para vocês para que haja essa interação entre os cursos, entre as unidades e municípios. É a festa do esporte dentro da Universidade do Estado do Amazonas”, disse André Zogahib ao declarar aberta a temporada da 9ª Edição do JuniUEA.

Na oportunidade, o secretário da Sedel, Diego Américo, parabenizou a UEA pela realização do evento e reforçou que o esporte é vida e cidadania, além de ressaltar a parceria entre as duas instituições.

“Quero colocar mais uma vez a parceria da Sedel com a Universidade do Estado Amazonas em voga. E dizer que a Sedel está de portas abertas para que essa parceria continue por muito tempo e em outros eventos como este”, pontuou.

O coordenador-geral do JuniUEA, Prof. Dr. Jefferson Jurema, enalteceu o trabalho coletivo desenvolvido pela equipe responsável pelos jogos em prol da realização do evento, e revelou que há novidades nas premiações desta edição.

“Estamos trabalhando com 910 medalhas. Este ano, o troféu de campeão imita muito a Libertadores. Vem, agora, com o nome da unidade que será a campeã e, no próximo ano, se ela for bicampeã ficará com o troféu. Se não for, ela passará para um outro, que é uma novidade para nós”, comentou.

Expectativas

O acadêmico Ronison Almeida, do curso de História do Centro de Estudos Superior de Tefé (Cest/UEA), participa pela segunda vez dos jogos universitários e irá competir nas modalidade de vôlei indoor e atletismo (arremesso de dardos). Para ele, o JuniUEA é um momento de confraternização e celebração, especialmente para os estudantes do interior.

“Viemos com grandes expectativas mas, sobretudo, com muita humildade, respeitando os nossos adversários, pois cada jogo para nós será uma final. Viemos com o objetivo de mais uma vez levar o título para a nossa instituição e para o município de Tefé”, destacou Ronison, que também integra a comissão interna organizadora do evento, representando os atletas do Cest/Tefé.

Estudante de Ciências Contábeis, da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), Bruno Ribeiro faz parte do time de futsal. Para ele, representar o curso na competição é uma forma de colocar a área em evidência.

“O JuniUEA é uma iniciativa fundamental para quebrar o estigma de que a vida universitária se resume a provas e apresentações. O esporte também desempenha um papel importantíssimo na interação entre os estudantes, principalmente entre alunos do interior e capital”, reforça o acadêmico.


Leia também:

Moraes bloqueia contas, cartões e Pix de Marcos do Val, após senador viajar aos EUA

Senadores brasileiros vão aos EUA negociar fim do ‘tarifaço’ de Trump


Mesa de Abertura

Pela UEA, também participaram da abertura dos JuniUEA a vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Darlisom Sousa Ferreira; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Fábio Carmo Plácido Santos; a coordenadora de Qualidade da EST, Prof.ª Dra. Samantha Coelho Pinheiro; o coordenador pedagógico dos Jogos Universitários, Prof. Me. Clayton Cardoso dos Santos, e a coordenadora de Assuntos Comunitários, Prof.ª Ma. Rárima Coelho.

JuniUEA

O JuniUEA é uma iniciativa que busca promover a integração entre as unidades da UEA. Além da promoção de saúde, o evento possui grande potencial para revelar talentos para o esporte amazonense.

Esta edição conta com as seguintes modalidades: Atletismo; Basquetebol; Dominó; Futsal; Futebol; Handebol; Tênis de Mesa; Voleibol Indoor; Vôlei de Praia; Xadrez; Jogos Eletrônicos; Juni Acadêmico; Natação; Queimada; Jiu-Jitsu; Judô; Badminton e Beach Tennis.

Confira a programação completa: https://juni.uea.edu.br/

Temas:uea