
Aos 91 anos, idosa realiza sonho de aprender a ler e escrever e se forma no ensino médio

Iolanda Ribeiro Conti, de 91 anos, subiu ao palco da Universidade Guarulhos, em São Paulo, no dia 11 de dezembro, para finalmente realizar um sonho desde jovem: a formação no ensino médio.
O diploma recebido da Escola Estadual Padre Conrado Sivila, por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), simbolizou a realização desse sonho.
“Eu queria muito escrever meu nome. Sempre me incomodou não saber ler e escrever. Mas nunca deixei de sonhar e consegui. Querer é poder, mas temos que correr atrás. Nada é fácil. Tem que ter muita fé em Deus e não perder a esperança. Quanto mais se vive mais se aprende. A idade não importa”, afirmou Iolanda.
A idosa é natural de Piranguçu (MG) e aos 8 anos começou a trabalhar na roça com os pais, além de cuidar dos irmãos.
Ao longo dos anos trabalhou em padaria, lavanderia e com faxina, e não conseguia concluir os estudos.
Leia também:
Em Rondônia, idosa chega em maca para exercer o direito ao voto
Espetáculo ‘Estórias que meu pai contou’ é protagonizado por pessoas idosas no Teatro Amazonas
Vera Lúcia Ribeiro Conti matriculou a mãe na Escola Estadual Padre Conrado Sivila para uma nova turma do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Eu via que minha mãe ficou muitos anos na primeira série em uma escola e queria aprender mais. Me senti na obrigação se proporcionar isso e procurei outra com o EJA. Foi quando a matriculei na escola estadual. Ela evoluiu demais. Foi emocionante”, declarou.
O ensino fundamental foi concluído no ano passado e o ensino médio este ano.
Foco na faculdade
E não para por ai, Iolanda não quer parar de estudar. O próximo passo é realizar outro sonho: ter ensino superior completo. Quando jovem, ela queria ser enfermeira. Agora, pretende fazer curso de nutrição.
“Eu vou para a faculdade, vou fazer aquilo que quero fazer. Querer é poder. Se Deus quiser, né? Deus é quem sabe. Mas se consegui até agora, consigo o resto”, afirmou Iolanda.
*Com informações do G1