Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Apple negocia parceria para usar sistema de inteligência artificial do Google no iPhone, diz site

Apple negocia parceria para usar sistema de inteligência artificial do Google no iPhone, diz site

Jornalismo
Por Jornalismo | 18 de março de 2024

A Apple e o Google estão em meio a uma negociação que permitiria o uso da Gemini AI, sistema generativo de inteligência artificial do Google, em dispositivos iPhones. A ideia é fazer com que a tecnologia já esteja disponível na próxima atualização do sistema operacional, o iOS 18. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18/3)

Esta pode ser a primeira vez que os dispositivos iPhone contariam com recursos de tecnologia de inteligência artificial generativa. Contudo, a Apple optou por utilizar o recurso do Google ao invés de apostar na própria AI. Rumores anteriores já destacavam o interesse da empresa de Cupertino em levar novos recursos ao iOS 18.


Leia também:

Após reclamação de dores de cabeça, usuários devolvem o Apple Vision Pro

VÍDEO: Novo óculos de realidade virtual da Apple impressiona usuários


A Apple já possui negociações avançadas com o Google para conseguir licenciar o modelo de inteligência artificial generativa Gemini, segundo os rumores. A colaboração pode se tornar um marco ainda mais significativo ao analisar a união entre duas das maiores companhias do mundo.

Por mais que as negociações que estão em andamento sejam com o Google, esta não foi a única opção levantada pela Apple. Isso porque os rumores também destacam que a empresa chegou a considerar parcerias com a OpenAI, conhecida pelo modelo ChatGPT, mas as conversas não tiveram continuidade.

Apple está investindo em AI generativa

A Apple tem desenvolvido suas próprias soluções de IA. O principal investimento da empresa seria em uma linguagem que é chamada internamente de Ajax. No fim do ano passado, a Apple chegou a dizer que estava trabalhando em IA generativa, mas com responsabilidade.

Tim Cook, CEO da Apple, também reiterou o compromisso da empresa com a inteligência artificial e disse que eles estão trabalhando para revelar mais detalhes ainda este ano sobre o uso da AI generativa. Ele destacou que a empresa de Cupertino está fazendo investimentos “significativos” nesta área.

Apesar desses esforços significativos, a decisão de licenciar tecnologia externa para as funcionalidades de IA generativa do iOS 18 indica uma abordagem pragmática. Essa estratégia permite que a Apple acelere a implementação de novas funcionalidades, mantendo-se competitiva no mercado, enquanto mantém o próprio desenvolvimento.

*Com informações Reuters