Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Árbitro da FIFA, Raphael Claus, vai apitar jogo de abertura da Copa da Floresta 2025

Árbitro da FIFA, Raphael Claus, vai apitar jogo de abertura da Copa da Floresta 2025

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 05 de junho de 2025

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou, nesta quarta-feira (4/6), o nome do árbitro do quadro FIFA, Raphael Claus, para apitar a abertura oficial da terceira edição da Copa da Floresta 2025.

O confronto será entre as seleções municipais de Manicoré e Borba, no dia 6 de julho, em Manicoré (distante de Manaus, a 391 km), município-sede da primeira partida da competição.

A escolha de Claus simboliza o reconhecimento da grandeza que a Copa da Floresta conquistou no cenário esportivo nacional. Ao levar um árbitro com experiência mundial ao Amazonas mais profundo, a FAF reafirma o compromisso com a qualidade técnica e a valorização do futebol não profissional praticado nos municípios, é o que garante o presidente da entidade e vice-presidente eleito da CBF, Ednailson Rozenha.

“Escolher um nome como Raphael Claus é mais que escalar um árbitro. É dar o devido peso ao apito que conduz sonhos e histórias em campo. A Copa da Floresta mostra que não importa o lugar, vamos oferecer o melhor e isso é possível quando se tem paixão e compromisso”, afirmou Rozenha.

Sobre o árbitro

O central, Raphael Claus, tem 45 anos, é natural de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e integra o quadro FIFA desde 2015. No currículo, acumula partidas da Libertadores, Copa América, finais de Campeonato Brasileiro e a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Também já foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão e é um dos principais nomes da arbitragem sul-americana.


Leia também:

VÍDEO: Árbitro leva bolada no rosto e é substituído em jogo do Campeonato Brasileiro

Vasco leva transferban da Fifa por dívida com Nantes, da França


Copa da Floresta

A Copa da Floresta mantém a tradição de contar com árbitros de renome e respeito nacional e internacional. Em 2023, a final foi conduzida por Edina Alves Batista em Urucurituba (207 km de distância da capital).

Em 2024, a decisão foi em Fonte Boa (distante 677 km de Manaus) e o escolhido foi Anderson Daronco.