
VÍDEO: Ataque russo deixa 200 mil pessoas sem energia elétrica na Ucrânia

Um novo ataque russo na região nordeste de Kharkiv, na Ucrânia, deixou ao menos 200 mil pessoas sem energia elétrica, informou a operadora da rede nacional Ukrenergo nesta quinta-feira (11/4).
De acordo com fontes citadas pela Sky News, as subestações e geradores de eletricidade em cinco regiões foram danificados. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, relatou que mais de 40 mísseis e cerca de 40 drones foram lançados pelos russos.
“Houve outro ataque covarde com mísseis em Kharkiv. Outras regiões também foram alvo, como Kiev, Zaporizhzhia, Odessa e Lviv”, escreveu ele no Telegram.
Leia também:
Após novos bombardeios russos, Ucrânia adota regras mais severas de recrutamento
Rússia ataca Ucrânia com mais de 40 drones e 40 mísseis durante a madrugada, diz Zelensky
Segundo ele, “todos os nossos parceiros percebem quão crucial é a necessidade de defesa aérea para a Ucrânia”.
“Precisamos de defesa aérea e não de longas discussões”, acrescentou Zelensky.
Hoje, o Verkhovna Rada, Parlamento ucraniano, aprovou o projeto de lei sobre mobilização em segunda leitura. Ao todo, 283 deputados votaram a favor da medida.
A legislação visa a ambiciosa meta de 500 mil recrutamentos durante o ano e, de fato, o seu processo tem sido controverso e suscitado um amplo debate. Com uma emenda, foi excluída da lei a mobilização dos militares depois de 36 meses de serviço, medida que provocou forte protesto.
O texto traz uma série de mudanças ao sistema de recrutamento atual, incluindo a obrigatoriedade de inscrição no serviço militar para homens que integram a segurança pública.
As alterações na mobilização ocorrem em meio ao aumento da ofensiva russa no país, tendo em vista que o Exército ucraniano tem sofrido escassez de armamento e um baixo número de militares.
RUSSIAN BALLISTIC MISSILES DESTROY ENERGY INFRASTRUCTURE IN KHARKIV
Russian Su-34 fighter-bombers have destroyed multiple electrical substations using Kinzhal aero-ballistic missiles in Kharkiv oblast pic.twitter.com/vyKnUx22TU
— LogKa (@LogKa11) April 11, 2024
*Com informações Ansa e Isto É