Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Mais de 66 mil bolsas de sangue foram coletadas no Amazonas em 2024

Mais de 66 mil bolsas de sangue foram coletadas no Amazonas em 2024

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 19 de junho de 2025

Mais de 66 mil bolsas de sangue foram coletadas no Amazonas, em 2024, segundo levantamento divulgado, na segunda-feira (16), pelo Ministério da Saúde.

Segundo a pasta, a quantidade de bolsas coletadas passou de 66.256 para 66.444. Até maio deste ano, já foram coletadas mais 830 mil bolsas de sangue em todo o país, sendo 15,2 mil no estado amazonense.

Embora o número de doações realizadas no Brasil esteja dentro do parâmetro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde realiza campanhas anuais para captar mais doadores e manter estoques de sangue e de hemoderivados. Em 2024, 1,6% da população fez doação de sangue no país.


Leia mais:

Viaduto Rei Pelé recebe grades e nova sinalização após acidentes com motociclistas em Manaus

VÍDEO: Criminosos arrombam loja de cosméticos em Manaus e furtam diversos produtos


Cada doação pode ajudar a salvar várias vidas

Cada doação pode ajudar a salvar várias vidas, já que o sangue doado é separado em componentes distintos – Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO) – que podem ser utilizados em diferentes tratamentos.

O sangue não possui substitutos artificiais. É essencial também para tratamento de doenças crônicas que frequentemente demandam transfusões sanguíneas e intervenções médicas.

Quem pode doar sangue

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam ter autorização. Além disso, é necessário estar bem de saúde, não estar em jejum e apresentar documento original com foto.