Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Brasil vence o Paraguai e garante vaga na Copa do Mundo de 2026

Brasil vence o Paraguai e garante vaga na Copa do Mundo de 2026

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 10 de junho de 2025

A Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1 a 0 nesta terça-feira (10/06), na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Vinícius Júnior marcou o gol da vitória, que garantiu o Brasil na Copa do Mundo de 2026.

O duelo também marcou a primeira partida do técnico Carlo Ancelotti em solo brasileiro. A vaga direta na Copa do Mundo veio após a derrota da Venezuela para o Uruguai por 2 a 0, no estádio Centenário.

O jogo

A Seleção Brasileira iniciou pressionando o Paraguai, com lances de bola parada. A melhor chance da Canarinho veio aos 11 minutos pela direita, com bela jogada de Matheus Cunha que mandou cruzado e Vinícius Júnior, que perdeu o tempo da bola.

Até os 20 minutos, as melhores chances foram brasileiras. Os comandados de Carlo Ancelotti, aniversariante do dia, seguiam com intensa movimentação no ataque, trocando bastante de posição. O Paraguai, por sua vez, se defendia da pressão.

Aos 28 minutos, a Seleção Paraguaia levou perigo após Enciso cobrar falta na área, e Alderete cruza novamente para o meio da confusão. Na sequência, o lateral-direito Juan Cáceres finaliza, e quase coloca o Paraguai na frente do placar.

Brasil assustou o Paraguai

O Brasil voltou assustar a defesa paraguaia, após roubada de bola. Gabriel Martinelli puxa contra-ataque pela esquerda, cruza de canhota na segunda trave. A bola sobra para Matheus Cunha sozinho, que mergulha de cabeçada na pequena área e perde a melhor chance do time brasileiro.

Vini Jr. marca o gol da vitória contra o Paraguai (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Aos 43 minutos, Raphinha avança pela direita, mas acaba desarmado pela defesa adversária. Atento ao lance, Matheus Cunha rouba a bola e cruza para a pequena área, e Vini Júnior abre o placar na Neo Química Arena: Brasil 1 a 0.


Leia mais:

Jovem atleta amazonense realiza vai participar de avaliação no clube Fluminense, do Rio de Janeiro

Amazonas FC recebe o Athletic pela 11ª rodada da Série B


Jogadores comemoram o gol contra o Paraguai (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Após o gol, Vini Júnior vai até o técnico Carlo Ancelotti e abraço o italiano. Com a derrota da Venezuela para o Uruguai por 2 a 0, o resultado parcial garantia o Brasil na Copa do Mundo de 2026.

Na volta do intervalo, a equipe brasileira voltou com a mesma intensidade da primeira etapa. Nos cinco minutos iniciais, o Brasil administrava posse de bola e tentava jogadas pela linha de fundo.

Aos dez minutos, Raphinha cobra escanteio curto e Bruno Guimarães cruza na área para Casemiro, mas Alderete se antecipa e manda a bola para a linha de fundo. O Brasil era melhor!

Seleção pressiona o Paraguai

A Seleção Canarinho seguia pressionando o Paraguai. Aos 13 minutos, Bruno Guimarães chuta em direção do gol, vencendo Gatito Fernández. Mas Cáceres salva em cima da linha e evita o gol segundo gol brasileiro.

Em desvantagem no placar, o Paraguai passou a ter marcação alta. Aos 26 minutos, Alderete aproveita vacilo da defesa brasileira e cabeceia por cima do gol de Alisson Becker.

O Brasil deu resposta aos 31 minutos. Raphinha recebe lançamento de Bruno Guimarães e chuta de canhota no cantinho do goleiro Gatito Fernández, que espalma a bola. Gabriel Martinelli aproveita rebote e quase amplia.

A equipe do Paraguai se defendia e apostava nos contra-ataques em bolas recuperadas no meio-campo, mas as jogadas não eram concluídas.

Aos 44 minutos, o Brasil quase marcou o segundo o gol. Bruno Guimarães recebeu bola de Raphinha na grande área, finta Sández e finaliza em direção do gol. Gatito Fernández faz ótima defesa.

Após quatro minutos de acréscimos, o árbitro encerra a partida e Brasil assegura vaga na Copa do Mundo de 2026 no Canadá, México e EUA.