
Polícias de três estados desmontam esquema de tráfico de drogas entre Amazonas, São Paulo e Espírito Santo

Uma operação conjunta entre as Polícias Civis do Amazonas (PC-AM), de São Paulo (PC-SP) e do Espírito Santo (PC-ES) desarticulou, nesta sexta-feira (18/7), uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas. A ofensiva foi coordenada pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e pela Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas.
Durante a ação, os agentes cumpriram mandados de prisão – temporária e preventiva – e de busca e apreensão em cinco locais situados em Manaus, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 km da capital), em São Paulo e no Espírito Santo. No estado paulista, a polícia apreendeu 32 tabletes de maconha do tipo skunk.
Segundo o delegado Rafael Schmidt, adjunto do Denarc, as investigações começaram em julho de 2024, após uma apreensão de drogas e prisões realizadas em São Gabriel da Cachoeira. A partir desse ponto, foi possível mapear uma rede criminosa que atuava em diferentes estados, movimentando entorpecentes e recursos financeiros de origem ilícita.
“Solicitamos à Justiça o bloqueio de contas bancárias dos suspeitos, que totalizam cerca de R$ 1 milhão, além das ordens de prisão e mandados de busca”, explicou Schmidt.
Leia mais:
Suspeito de roubo é contido por populares e preso com apoio da Cavalaria da PM no Centro de Manaus
Polícia frusta ataque de facção e prende 6 criminosos em Manaus
Prisões efetuadas
A operação resultou em quatro prisões. No município de São Gabriel da Cachoeira, foram capturados Erison da Silva Velasques, de 21 anos, e Gabriel Souza da Silva, de 20, ambos acusados de tráfico de drogas, associação criminosa e financiamento ao tráfico. Já em Manaus, foi preso Mikhael Martins Peixoto, de 41 anos.
Na cidade de São Paulo, a Polícia Civil paulista prendeu temporariamente um homem de 20 anos, também ligado à organização.
O Denarc informou que as investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo e aprofundar o rastreamento do esquema criminoso.
Veja as fotos:
