
Anvisa proíbe Xarope da Vovó e outros suplementos vendidos irregularmente

Por Ingrid Galvão | 21 de julho de 2025
A Anvisa determinou a proibição e o recolhimento imediato de cinco produtos vendidos no Brasil sem autorização ou fora das normas sanitárias. Entre eles, o popular Xarope da Vovó, bastante encontrado em supermercados e feiras como alternativa natural para tosses e resfriados.
A decisão foi publicada na última sexta-feira (18/7) no Diário Oficial da União. De acordo com a Agência, o Xarope da Vovó também comercializado como “Xarope da Vovó Isabel” possui fabricante desconhecido e estava sendo distribuído sem registro, notificação ou cadastro oficial. Por isso, todos os lotes estão proibidos de ser fabricados, importados, distribuídos, comercializados, divulgados ou utilizados.
Além dele, outros quatro produtos também foram retirados do mercado: Colágeno + Vitamina C – Grupo Nutra Nutri Ltda, L-Treonato de Magnésio – Grupo Nutra Nutri Ltda, Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda e Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%) – Akron Pharma Ltda.
Leia mais:
Anvisa emite alerta sobre os perigos de uso de formol no alisamento de cabelo
Os três primeiros estavam sendo produzidos por uma empresa sem autorização de funcionamento na Anvisa, requisito obrigatório para a fabricação de medicamentos no país.
Já o suplemento à base de cúrcuma da Akron Pharma Ltda foi suspenso após inspeção constatar que o produto não segue as especificações exigidas para a forma de obtenção da substância.
A Anvisa orienta que os produtos sejam imediatamente retirados de circulação.