Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Brasileiro pode gerar 16kg de plástico por ano que chega ao oceano, revela estudo

Brasileiro pode gerar 16kg de plástico por ano que chega ao oceano, revela estudo

Vanessa Goudim
Por Vanessa Goudim | 14 de outubro de 2022

Estudo aponta que cada brasileiro pode gerar, em média, 16kg de plástico por ano que vão parar no oceano. Estes dados foram debatidos durante o evento Diálogos da Cultura Oceânica, realizado em Santos (SP).

O painel ‘Do diagnóstico à prevenção: desafios para o combate ao lixo no mar’, contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Coordenação-Geral de Oceanos, Antártica e Geociências (CGOA).

A pasta ministerial é o ponto focal do Brasil para a ’Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável’. Entre os desafios da Década está compreender os principais problemas e encontrar soluções para mitigar a poluição, os fatores de estresse dos ecossistemas oceânicos e como restaurar a sua biodiversidade.

Realizado entre julho de 2021 e abril deste ano, estudo estima que 3,44 milhões de toneladas de plástico, ou seja, cerca de 1/3 do plástico produzido em todo o Brasil, podem chegar ao oceano. Segundo os dados, mais da metade dos municípios brasileiros podem deixar escapar 100 toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano.

Capitais e grandes cidades são as mais propensas para que isso ocorra. Zonas costeiras e os rios amazônicos despontam como as regiões com maior risco de levarem a poluição plástica para o oceano.